Coro Carlos Gomes faz concerto sacro em homenagem à Páscoa
Após dois anos ausente de eventos, o Coro Carlos Gomes, grupo artístico da Fundação Carlos Gomes, retoma a agenda anual de apresentações com a realização do concerto sacro em comemoração à Páscoa. A programação será nesta quinta-feira, dia 2, às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, em Belém. Um dos destaques do concerto será a participação da maestrina cubana Maria Antônia Jimenez, que regerá o Coro do qual foi fundadora na década de 90. Maria Antônia ficou afastada dois anos do grupo por ter assumido, entre 2013 e 2014, a regência e direção artística do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, no Paraná.
A maestrina conta que foi com este concerto que o Coro se tornou conhecido do público e também da crítica paraense. "Este ano o Coro completa 20 anos de uma carreira bem sucedida, e volta com um elenco renovado em 80%", antecipa. Assim que retornou ao Instituto Estadual Carlos Gomes, Maria Antonia Jimenez promoveu uma audição seletiva para selecionar novos cantores para o grupo. ‘Os 19 coralistas são cantores, instrumentistas, alunos e professores do IECG e irão se apresentar pela primeira vez com essa nova formação’, afirma a regente.
A primeira parte do repertório é composto pela "Missa Brevis" (G.P. da Palestrina) e a segunda parte abre espaço para a interpretação de motetos e salmos (tipos de música sacra) de diversos compositores renascentistas e barrocos como T. Tallis, José maurício Nunes Garcia, Antonio Lotti e William Byrd. O coro fará, ainda, a primeira audição em Belém do salmo ‘Miserere Mei Deus’, de Gregorio Allegri, compositor italiano do século 16.
O retorno do Coro Carlos Gomes e da maestrina Maria Antonia Jimenez marca um momento especial para a Fundação Carlos Gomes, que em junho deste ano integrará as comemorações pelos 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes, a terceira mais antiga instituição de ensino da música no país.
Coro Carlos Gomes - Criado em 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, é formado por estudantes e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). O Coro apresenta um repertório eclético, que abrange todos os estilos da música coral erudita, tanto a capela quanto sinfônico coral, e também música popular, folclórica e contemporânea. O objetivo do grupo é disseminar a música coral erudita e brasileira e contribuir para o desenvolvimento da cultura musical.
Ao longo de quase vinte anos de existência, acumulou várias premiações internacionais: medalha de ouro, na categoria Coros de Câmara de vozes mistas; medalha de prata, na categoria Música Coral Sacra no XXVII Concurso Internacional de Coros Franz-Schubert, em Viena (Áustria-2010); medalha de ouro e prata nas categorias de Coros de Câmera e Música Contemporânea nas V Olimpíada Mundial de Coros (Word Choir Games), em Graz (Áustria-2008) - sendo o único coro a representar o Brasil dentre os mais de 400 grupos de 92 países participantes. Também ganhou medalha de Ouro no IX Concurso Internacional de Coros Orlando Di Lasso, em Camerino, na Itália, em 2002, e medalha de Bronze no XII Concurso de Música Sacra em Preveza, na Grécia, em 2006. Em 2010 surpreendeu gratamente o público paraense com a estreia mundial e registro fonográfico da Obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”.
Maria Antonia Jimenez
Formada em Regência Coral pelo Conservatório Estatal de São Petersburgo, na Rússia, em 1995, Maria Antonia Jimenez foi convidada pela Fundação Carlos Gomes para ministrar aulas de canto e regência coral no Instituto Estadual Carlos Gomes. Na instituição, produziu e foi responsável pela direção musical de todos os CDs solos do Coro Carlos Gomes. No Pará, a convite do Instituto de Artes do Pará (IAP), realizou pesquisa sobre a música folclórica paraense no interior do Estado, trabalho que resultou na transcrição musical das “Marujadas”, na gravação do CD intitulado “Ladainhas de São Benedito” e no registro fonográfico da reinterpretação dos temas tradicionais da liturgia e rituais religiosos do município de Oriximiná no período pascal, na 2ª parte do CD “Encomendação das Almas”. A maestrina colaborou em quatro faixas na gravação do CD “Tempo Destino - 25 anos ao vivo”, por ocasião dos 25 anos de carreira de Nilson Chaves. O disco foi indicado ao Grammy Latino. Jimenez foi a Regente Coral convidada do Festival Internacional de Óperas de Manaus, nas temporadas de 2007 e 2008.
Serviço: Concerto Sacro com o Coro Carlos Gomes. Dia 02 de março (quinta-feira), às 20h, na Igreja de Santo Alexandre (Pça. Frei Caetano Brandão, s/n) - Cidade Velha. Entrada franca.