PM realiza I Fórum de Atenção à Saúde
A Polícia Militar realiza, nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de maio, o I Fórum de Atenção à Saúde Integral do Policial Militar, no auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O fórum reunirá os policiais militares que atuam na área da saúde na PM, bem como diversos outros profissionais do setor, nas mesas redondas e outras formas de debate das temáticas escolhidas para o evento.
O evento é organizado pelo Corpo Militar de Saúde (CMS) da corporação, à frente o coronel Orlando Melo. Segundo ele, a saúde do policial militar sofre agravos como insônia, estresse e problemas gástricos, entre outros, além daqueles provenientes da exposição aos riscos próprios da profissão, ratificados por estudos reconhecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). "As doenças são provenientes de uma realidade complexa, que se apresenta na sociedade e que requer um combate acirrado ao crime”, pontua o profissional.
A programação iniciará às 7h30 desta quinta-feira, 7, com a solenidade de abertura por parte do comandante Geral da PM, coronel Roberto Campos, e, em seguida, a exposição dos trabalhos pelo diretor do CMS e a palestra “A política de gestão de recursos do Fundo de Saúde da Polícia Militar: Limites e perspectivas”, que será realizada pelo coronel Raimundo Nonato Raiol, diretor do Fundo de Saúde da PM.
O evento segue com a exposição da coronel Neyla Regina, diretora do Fundo de Assistência Social da PM, com o tema: “O papel do Fundo de Assistência Social na atenção à saúde do policial militar e seus dependentes” e, na sequência, a palestra da tenente coronel Jesiane Calderaro, chefe do Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social da PM (Cipas), que falará sobre a “dinâmica do serviço especial de apoio psicossocial em regime de sobreaviso 24 horas”.
Na segunda metade da manhã e durante toda a tarde, serão realizadas as mesas redondas, com os temas: “A importância das instituições de saúde de urgência/emergência na atenção ao Policial Militar vítima de acidente em serviço ou em função do serviço”, com a participação de diversas personalidades da área da saúde e mediada pelo coronel Orlando Melo; “A realidade funcional e estrutural das Unidades de Saúde da PM”, que também contará com profissionais com destaque no setor e será mediada pelo coronel Raimundo Raiol e “A reestruturação do Quadro de Oficiais e Praças da Saúde, a partir da proposta de alteração na Lei de Organização Básica da PM”, também mediada pelo coronel Orlando Melo e exposta pelo tenente coronel Luiz Claudio Malheiros, diretor da Unidade de Abastecimento Farmacêutico.
Na sexta-feira 8, pela manhã, uma nova mesa redonda terá como tema “Elaboração do Documento Oficial com as diretrizes propostas no I Fórum de Atenção Integral à Saúde do Policial Militar do Pará”, exposta pelo diretor do CMS e mediada pela chefe do Cipas, que encerra os trabalhos que darão oportunidade de diálogo e debates em plenária em todas as atividades desenvolvidas e marcarão as novas diretrizes de atuação dos setores que atuam na saúde do Policial Miitar.