Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Alunos do PEV de Tucuruí conversam sobre Cultura de Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/05/2015 11h06

Os 60 alunos do Programa Escola da Vida (PEV) que integram o polo do Tucuruí, sediado no 8° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, na Região do Lago, receberam nesta sexta-feira, 29, a visita da representante da Fundação Pro Paz, Eugênia Fonseca, para uma conversa sobre cultura de paz.

Durante a conversa, Eugênia, que coordena o projeto Pro Paz Integrado (PPI) no Estado, falou da importância do projeto para o município. "Entendemos que a cultura de paz se inicia ainda na infância e perpassa por toda a adolescência. São os primeiros passos desses jovens que vão definir as formas com que eles tomarão suas decisões no decorrer de suas vidas. Essa cultura está no seio familiar, na comunidade escolar e no excelente trabalho que o Corpo de Bombeiros vem desenvolvendo em Tucuruí com o apoio da Fundação Pro Paz", declarou.

As orientações repassadas pela coordenadora, que é assistente social, foram pautadas na relação com os pais, os amigos, a escola e problemas como o perigo das drogas, do álcool e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. "É preciso conversar com as nossas crianças, fortalecer os laços de confiança e tirar as dúvidas que elas têm sobre esses assuntos, que não devem ser tabus. Nosso papel como pais, educadores e responsáveis é garantir que os direitos de meninos e meninas sejam garantidos, por isso é uma satisfação muito grande estar aqui e conhecer de perto essa turma de pequenos soldados", reiterou Eugênia.

Para o major Bombeiro José Raimundo Lelis Pojo, que comanda o grupamento local, a parceria com a Fundação Pro Paz tem sido fortalecida a cada nova turma iniciada. "Acredito que é de suma importância que nossa corporação, com o suporte do Governo do Pará, por meio do Pro Paz, em parceria com a sociedade, possa fortalecer a educação desses jovens com atividades complementares às da Escola, para que evitemos que eles fiquem nas ruas e sejam vítimas da violência, influenciados por coisas erradas. Hoje, temos 60 alunos, mas nosso objetivo é chegar a 160 alunos até o final do ano, atuando nos turnos matutino e vespertino", opinou o comandante.

O aluno Mauro Moraes (14), que frequenta o primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Ribeiro Souza, em Tucuruí, está em semana de provas, mas não deixou de participar das atividades da sua turma nesta sexta-feira. Para ele, o PEV representa uma porta importante para se tornar um cidadão de bem. "Essa experiência aqui no PEV está sendo muito boa, pois além da disciplina militar, a gente aprende a andar no caminho do bem. Vou levar os ensinamentos do projeto pro resto da vida", contou.

Com atividades socioeducativas, culturais e desportivas, o programa tem como finalidade principal disseminar a cultura de paz como forma de prevenção à violência e à criminalidade, especialmente junto às crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. O programa também possibilita aos alunos reflexões para que se tornem protagonistas na transformação de sua realidade social, resgatando e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.