Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Gerenciamento de Riscos é tema de Semana de Enfermagem em Breves

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/05/2015 12h16

“Segurança do paciente: a atuação da Enfermagem no cuidar” foi o tema da V Semana de Enfermagem do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, que encerrou no final da tarde desta quinta-feira, 28, no auditório da instituição, e que reuniu mais de 180 profissionais e acadêmicos da área da saúde daquela parte da Ilha do Marajó. O foco dos debates abordou o gerenciamento de riscos aos pacientes, cuja prática é responsável pela redução do tempo de internação e maior giro de leitos, proporcionando uma assistência mais segura, de maior qualidade e humanizada.

A ação teve o objetivo de atualizar os conhecimentos e troca de experiências entre os profissionais do HRPM, do 8° Centro Regional de Saúde (8°CRS), acadêmicos da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Universidade do Norte do Paraná (Unopar), entre outros.

Durante o evento foram debatidos os seguintes temas: Prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde e Higienização das mãos; Identificação do Pacientes; Prevenção de úlcera de pressão e queda de paciente; Cirurgia segura, salva vidas; Segurança na transfusão; Comunicação segura e Administração segura de medicamentos.

De acordo com o diretor de Enfermagem do HRPM, Gilberto Reis, o gerenciamento de riscos impede ou minimiza eventuais situações adversas, como quedas, broncoaspiração e surgimento de úlceras por pressão nos usuários internados e com atendimento na Urgência e Emergência.

Hospital Regional

Atualmente, dos 450 colaboradores diretos e indiretos do HRPM, 53% são de enfermagem. Em 2014, esses profissionais estiveram diretamente envolvidos no atendimento de 2.858 pacientes internados e auxiliaram a realização de 2.015 cirurgias.

Diante do volume de atendimento de média e alta complexidade do HRPM, Gilberto Reis ressalta a necessidade do desenvolvimento de estratégias para evitar o surgimento de riscos aos pacientes e de uma avaliação realizada pela equipe assistencial. “Esse mesmo processo é realizado em todos que entram no hospital, tanto no período de internação ou no período de atendimento de urgência”, observou.

Outro risco muito comum é o desenvolvimento de flebite, que é a infecção na veia. “Por isso, a conduta é sempre manter curativo do acesso venoso limpo, seco, com troca a cada 24h. Nossos indicadores têm apontado significativa redução de condições adversas em pacientes. Mês passado não foi registrado nenhum caso de úlcera por pressão no hospital”, informou o diretor de Enfermagem do HRPM.

O atendimento de qualidade é atestado pelo casal Joelton da Silva Almeida, 23, e Meriam Rodrigues Almeida 19, pais da pequena Maria Vitória, que nasceu prematura e há dois meses está internada na UTI Neonatal do HRPM para ganho de peso. Ela recebe visita duas vezes por dia. “É um sofrimento estar longe dela, mas também temos muita confiança que aqui ela está segura e sendo muito bem tratada”, disse o pai da bebê. Meriam Almeida concorda com o marido. “Os médicos, enfermeiros e os técnicos de enfermagem fazem tudo que é possível para cuidar de todas crianças que estão aqui”, afirmou, ressaltando que a família está preparando uma festa para a chegada da primeira filha, em casa.

As colegas de trabalho Kislley Ane Almeida, 22, e Ana Paula Rodrigues Gaia, 29, têm muitas coisas em comum: são técnicas de Enfermagem, atuam há três anos na UTI Neonatal do HRPM, gostam do que fazem e sentem imenso orgulho em trabalhar no Hospital Regional. “Amo o que faço e não penso em sair deste setor, antes de concluir meu curso”, afirmou, Kislley, ressaltando que a identificação com sua atividade, em cuidar de bebês, é acentuada.

Ana Paula não pensa diferente. “Pretendo seguir minha carreira, aqui no Regional, assim terei oportunidade de visitar minhas crianças, todas as vezes que sentir saudade na UTI Neo”, disse, informando que esse foi seu primeiro emprego. “Aqui tenho minha família e amigos e um trabalho que adoro”.

Serviço:
O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.