Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANO DE SEGURANÇA

Em visita a estados, ministro da Justiça se reúne com o Governo do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/09/2017 00h00

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, e o governador do Pará, Simão Jatene, reuniram-se com a cúpula do Sistema de Segurança Pública nesta quinta-feira (14), no Palácio do Governo, em Belém. O ministro está no Estado dando prosseguimento a uma agenda de reuniões com governadores e prefeitos, visando à revisão do Plano Nacional de Segurança Pública, dentro de uma nova Política Nacional de Segurança Pública. Segundo Torquato Jardim, é necessário que, em um espaço geográfico imenso como o Brasil, a segurança pública tenha característica “preferencialmente e essencialmente local”.

“Ninguém conhece melhor o terreno do que as polícias estaduais e municipais. Não há como se ter um Plano Nacional de Segurança pública sem levar em conta a peculiaridade de cada localidade”, ressaltou o ministro.

Entre as peculiaridades do Pará, ele destacou a navegação fluvial, que deve ter um tipo específico de prevenção, repressão, equipamentos, treinamentos e mão-de-obra diferenciada. “No Brasil você tem diferentes terrenos, que implicam diferentes tipos de crimes e diferentes formas de preveni-los. Não basta ler relatórios e ver as fotografias. É preciso estar presente com as autoridades locais e perceber o subjetivo de cada um, porque política é também uma relação de confiança pessoal entre os agentes”, ressaltou.

Fiscalização - Torquato Jardim reconheceu que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) é uma das maiores capilaridades do serviço de segurança pública, operando no país inteiro, apesar de suas limitações orçamentárias. Porém, ele destacou que mesmo com os cortes a PRF vem obtendo resultados positivos em todo o Brasil. “Seja na reorganização operacional, a despeito do pouco dinheiro, seja na repressão ao tráfico em todas as regiões”, reiterou o ministro.

Segundo relatório divulgado em agosto deste ano, nos primeiros seis meses de 2017, a PRF fiscalizou 92.136 veículos e 101.660 pessoas. As fiscalizações rotineiras e as operações especiais resultaram no registro de 36.488 infrações. “No que diz respeito à repressão ao tráfico, o que foi apreendido de drogas, armas e veículos ilegais na fronteira sul do Brasil é excepcional”, ressaltou Torquato Jardim.

Parcerias - Para o secretário-adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM André Cunha, a visita do ministro Torquato Jardim sinalizou a construção de uma relação institucional com uma finalidade comum: o bem-estar das pessoas e a preservação da vida. “O ministro deixou bem claro que os problemas vivenciados no Pará são de caráter nacional, e que o crime deixou de ser um evento local para ser nacional, e até transnacional”, ressaltou André Cunha, informando que Torquato Jardim quis saber detalhes das operações que estão sendo realizadas em parceria entre as forças de Segurança Pública da União e estaduais, e as que estão sendo realizadas exclusivamente pelo Sistema de Segurança Estadual.

Entre essas operações, disse André Cunha, estão o apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no oeste paraense; na Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu (sul do Estado), iniciada em 2016, que promove a retirada de ocupantes não indígenas da área; a operação que será iniciada na linha de transmissão de energia de Belo Monte, próximo aos municípios de Novo Repartimento, Pacajá e Anapu, na região da Transamazônica, e a operação Onda Verde, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e apoio da Força Nacional, da Polícia Militar e da Polícia Civil, na região do município de Novo Progresso, no sudoeste paraense.

“São ações que demonstram a parceria entre as forças estaduais e nacionais dentro de uma finalidade comum, que é levar segurança pública para a população do Estado”, destacou André Cunha.

Também participaram da reunião o secretário nacional de Segurança Pública, general de divisão da reserva do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Santos Cruz; o diretor-executivo da Polícia Federal, Rogério Galloro; o diretor-geral, substituto da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marcelo Moreno; e o coordenador-geral de Operações da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Edson Costa Araújo.