Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação da PM intensifca o combate à pirataria no arquipélago do Marajó

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/06/2015 13h59

A Polícia Militar do Pará colocou em curso na última quarta-feira, 2, uma operação de combate à pirataria nos rios e furos da região do Marajó. Concentradas nos municípios de Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras, as ações da Operação Ribeirinha iniciam ainda de madrugada, às cinco horas, coordenadas pelo Comando de Policiamento Regional do Marajó

Em dois dias a operação percorreu as comunidades ribeirinhas situadas ao longo dos rios Arari, Santana, Pau Açu e Santos, que banham as localidades de Ponta de Pedras; Aracará, Chipaia e Aranaí, em Cachoeira do Arari.

No segundo dia de ações, o ponto de embarque foi a localidade de Chipaia. A equipe cobriu toda a extensão da baia do Marajó e os rios Guajará, Urubuguara e Boca Pequena de Aruerá. No trajeto, algumas moradias que seriam utilizadas por pessoas ligadas à prática de crimes fluviais foram mapeadas, incluindo a de um homem conhecido pela alcunha de “Zé Bago”, denunciado como possível líder de um grupo local.

Durante a incursão pelo rio Urubuguara, um grupo de criminosos percebeu a aproximação da embarcação da PM e fugiu por dentro da mata. Após contato feito com moradores da área e membros de uma unidade escolar da localidade, o bando foi preso e apresentado às autoridades.

As ações de combate à pirataria na região do Marajó vão prosseguir com o apoio dos policiais do 8º Batalhão PM, sediado em Soure, e também de outras unidades sediadas no arquipélago.