Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Banda Sinfônica da FCG e Orquestra do Theatro da Paz abrem Festival Internacional de Música

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/06/2015 15h45

A abertura oficial do 28° Festival Internacional de Música do Pará, nesse domingo, 7, no Theatro da Paz, foi marcada por grandes apresentações da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e da Orquestra do Theatro da Paz. Pela manhã, a Banda Sinfônica, sob a regência e direção musical do maestro Amilcar Gomes, mostrou maturidade musical com um repertório de grandes compositores. A apresentação lotou o teatro a arrancou aplausos do público.

O concerto teve a participação do saxofonista Hudson Nogueira e dos maestros Darrell Brown (Estados Unidos) e David Antezana (Argentina), como regentes convidados. Este ano a novidade foi a participação de alunos de Regência de Banda do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). “Muitos estrearam nessa apresentação, regendo pela primeira vez. Foi uma honra tocar com regentes renomados e esse grande compositor e instrumentista que é o Hudson Nogueira. A gente espera que essa evolução nunca pare”, disse orgulhoso Amilcar Gomes, regente titular da Banda.

Já à noite, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), sob a regência do maestro Miguel Campos Neto, fez um concerto em homenagem ao IECG com repertório de Carlos Gomes, Ettore Bosio, Paulino Chaves e Gama Malcher. A apresentação contou com a participação do também paraense Wilthon Matos.

“Estou muito feliz em participar do Festival aqui em minha terra. Sou muito grato à Fundação que me formou como músico, custeou meus estudos e passagens para participar de festivais e, assim, oportunizou minha carreira como tubista, que é um instrumento que poucos músicos tocam. A Fundação Carlos Gomes proporciona grande oportunidade aos alunos paraenses e eu acredito que haverão outros tubistas paraenses em grande destaque, devido a essa oportunidade que a Instituição, que é uma das mais conceituadas do país, oferece aos alunos”, pontuou Mattos.

A violista russa Anna Firsanova, que tem uma estreita relação com a capital paraense, também foi solista no concerto da OSTP. Ela tocou o concerto para viola e orquestra do compositor russo Bela Bartok. “É uma das melhores obras escritas para o meu instrumento e foi uma honra poder tocar essa obra, em Belém do Pará, lugar que cresci como se fosse uma criança paraense”, destacou Firsanova. Anna veio para Belém aos 3 anos de idade, quando seu pai, o professor violista Seguei Firsanova, foi convidado a trabalhar aqui. Anna estudou no Colégio Santa Rosa e no Conservatório Carlos Gomes. “Tenho um carinho tão especial por Belém, cidade que nos acolheu”, conta. A música levou Anna de volta a Europa. A musicista estudou no Conservatório de Tchaikovsky, em Moscou, e atualmente faz um curso de aperfeiçoamento nesse instrumento no Conservatório de Viena, na Áustria.

Estreia - Outro grande motivo para comemoração é a primeira apresentação oficial da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, que será nesta segunda-feira, 8, às 20:30h, no Theatro da Paz. A orquestra que é formada por alunos que integram os cursos técnicos e bacharelado da Fundação, preparou uma apresentação muito especial, com repertório voltado para o operístico, como obras de Mozart, Don Giovanni, uma suíte da Ópera Carmem e composições do maestro Carlos Gomes.

A apresentação de estreia do grupo contará também com participações especiais de ex-alunos, professores e músicos de outras cidades, como o regente convidado Tobias Volkmann, que apesar de jovem é um dos mais destacados maestros da nova geração do Brasil e já condecorado com títulos nacionais e internacionais e chama a atenção do público por aliar um rigor estilístico a uma personalidade criativa.

Outra convidada especial será a solista paraense Adriane Queiroz, ex-aluna do IECG, que hoje é uma soprano de carreira internacional. Desde a temporada de 2002, integra o corpo solista do Staatsoper de Berlim, onde trabalha com regentes do porte de Daniel Baremboim, Kent Nagano e Fabio Luisi. Em seu repertório, além de papeis menores, destacam-se: Susanna (Bodas de Fígaro), Despina (Cosi fan tutte), Zerlina (Don Giovanni), Asteria (Tamerlano-Händel), Mary (Der Ferne Klang) e primeira-Dama (Flauta Mágica). Para a próxima saison, já publicada pelo teatro, fará seu debut como Pamina (Flauta mágica) e Liu (Turandot), além de realizar seu primeiro trabalho com Rene Jacobs na ópera Il ritorno d"Ulisse in patria.

O Festival acontece até o dia 14 de junho de 2015 com programação inteiramente gratuita em diversos espaços como o Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique, Igreja de Santo Alexandre, Catedral Metropolitana de Belém e Tábuas de Maré. Este ano o festival celebra os 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes, que é a terceira instituição de ensino musical mais antiga do país. Ao todo serão mais de 40 apresentações artísticas e 50 oficinas musicais. O 28º Festival Internacional de Música do Pará é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, com patrocínio do BNDES e Banpará, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

<