Polícia Comunitária se reúne com moradores de Marituba e Ananindeua
A Diretoria de Polícia Comunitária da Polícia Militar realizou, no município de Marituba, na manhã desta quarta-feira (10), uma reunião com moradores e lideranças comunitárias da cidade para apresentar a proposta da formação da Rede Comunitária de Segurança. Um novo encontro foi marcado para agosto e em outubro será realizada uma audiência pública para avaliar os resultados. O mesmo projeto já está em funcionamento no bairro da Cidade Velha, em Belém, e de acordo com os moradores da área, a criminalidade na região teve queda significativa de ocorrências.
O evento foi realizado no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará e contou com a presença dos comandantes de Policiamento da Região Metropolitana, Héldson Tomaso, e do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Paulo Lucas; dos diretores de Polícia Comunitária, Carlos Emílio, e de Polícia Metropolitana, delegado Marco Antônio Duarte; do secretário Municipal de Segurança de Marituba, coronel Costa Júnior, e da delegada Silvia Pedroso.
Durante o evento, cada representante apresentou as medidas de prevenção para combater crimes e reforçou o pedido para que as vítimas registrem boletins de ocorrência, para que assim, cada órgão possa melhorar o planejamento de ações para conter a violência. A população também foi ouvida e aproveitou a oportunidade para encaminhar propostas de medidas contra a criminalidade.
No mesmo dia, à noite, outra reunião com o mesmo objetivo foi realizada no bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua. De acordo com o coronel Carlos Emílio, diretor de Polícia Comunitária, comunidades de diversos bairros e municípios da Região Metropolitana estão se mobilizando e entrando em contato com a PM para que a Rede Comunitária de Segurança chegue até suas localidades. “Nosso objetivo é fortalecer o combate à criminalidade, contando com o apoio da família, da comunidade em geral. Vamos acabar com a violência juntos. Com isso, quem ganha é a população”, contou.