Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Concertos Didáticos apresentam o Jazz e a MPB para estudantes de escolas públicas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/06/2015 13h42

Nesta sexta-feira (19) tem Concerto Didático no Theatro da Paz, em Belém. O projeto, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes, é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Educação (Seduc) e apoio do Theatro da Paz. Os concertos são realizados uma vez por mês, sempre em dois horários: às 10h e 16h. Este mês os estudantes de escolas públicas irão assistir aos concertos comentados do pianista Robenare Marques e trio, às 10h da manhã, e do Grupo de Cavaquinho da FCG, às 16h.

O pianista Robenare Marques é professor da Universidade Federal do Pará e Instituto Estadual Carlos Gomes. Tem 20 anos de carreira e durante 10 anos foi pianista da Amazônia Jazz Band. Na apresentação para estudantes vai tocar acompanhado dos músicos Adelbert Carneiro (Baixo) e José Sagica (Bateria). "Vamos apresentar temas de jazz conhecidos e conversar sobre esse estilo musical mostrando o papel dos instrumentos nessa música", explica o pianista.

O professor de cavaquinho Dmilson Cardoso, que leciona há mais de 10 anos no Instituto Carlos Gomes, conta que vai levar os alunos do instituto e também estudantes que fazem parte do Projeto Música e Cidadania, realizado pela FCG nos polos de educação musical espalhados pela Região Metropolitana de Belém. "Vou falar sobre a história do instrumento ukulele, que é o parente mais próximo do cavaquinho, e tocarei três canções nesse instrumento. No cavaquinho vamos tocar "Asa Branca" (Luis Gonzaga) e "Aquarela" (Toquinho), adiantou o músico sobre a apresentação.

Os Concertos Didáticos têm o objetivo de despertar o interesse pela música e também contribuir na formação de plateia. Para muitos estudantes é o primeiro contato que eles têm com os instrumentos musicais e a primeira vez que entram no Theatro da Paz. Robenare Marques acredita que a música pode contribuir com a educação de crianças e jovens, por isso sempre participa do projeto. "Gosto muito de participar. Me sinto feliz em poder contribuir na formação dos estudantes. Uma pessoa que tem a oportunidade de ouvir e assistir a um concerto tem a chance de parar e refletir em muitas coisas. A música tem esse poder mágico", finalizou.