Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Militares doam sangue em prol das crianças do Oncológico Infantil

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/09/2017 00h00

Centenas de policiais militares de diversos batalhões da capital paraense se organizaram, durante esta semana, para estender seus atos de proteção e serviço à população, desta vez, para realizar uma ação diferente: doar sangue voluntariamente em prol das crianças internadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém. 

A campanha especial, que faz parte da comemoração dos 199 anos da corporação, iniciou na segunda-feira, 11, e se encerra hoje superando as expectativas do Hemopa e também do Hospital Oncológico. “Estávamos esperando 40 doações diárias de PMs, mas já passamos das 200 coletas contabilizando apenas os primeiros quatro dias”, comemorou Cláudia Oliveira, assistente social da Gerência de Capacitação de Doadores, uma das coordenadoras da Campanha.

Ainda de acordo com a assistente social, a presença de militares na instituição é importantíssima. “É com muita alegria que recebemos esses voluntários. Sabemos que para cumprir nossa missão – disponibilizar sangue as pessoas que necessitam - precisamos muito desses parceiros, pois os militares estão sempre participando das ações do hemocentro, e contribuem diretamente para proporcionar maior tranquilidade aos pacientes que precisam de transfusão", comemorou.

O Hospital Oncológico Infantil utiliza, por mês, cerca de 400 bolsas de sangue, por isso a realização de campanhas é de extrema importância para manter o estoque e não deixar pacientes sem transfusão. “Estamos no mês da campanha Setembro Dourado, que tem por objetivo compartilhar informações sobre o câncer infantojuvenil, chamando a atenção para o diagnóstico precoce e para a doação de medula óssea, por isso, além da captação de sangue, precisamos cada vez mais de cadastros para doações de medula óssea. Todos que vieram ao Hemopa fizeram também esse cadastro. Essa é uma parceria maravilhosa, precisamos muito de todos os tipos de sangue, independente do tipo ou fator RH”, disse a enfermeira Sheila Rocha, que também fez questão de agradecer bastante a presença em massa dos policiais militares.

O tenente coronel Ulisses Lobo, do 10º Batalhão da PM, localizado em Icoaraci, foi um dos doadores. “Nós policiais militares já temos a missão de servir e proteger a sociedade. E hoje aproveitamos para desenvolver essa missão por meio desse gesto de solidariedade, que é a doação de sangue. Dentro da corporação temos um programa chamado PM Vida, que procuramos enaltecer as ações sociais que realizamos, e essa é uma delas. Para essa campanha específica, sensibilizamos mais de 300 policiais aptos para ajudar essas crianças”, comentou.

Cabo da PM, Rafael Alves já é um doador assíduo, mas não deixou de comparecer para ajudar. “É algo muito importante para mim, pois estamos realizando um ato de amor, prestando serviço para população de outra forma, fazendo mais um bem para a sociedade que tanto precisa de nós. Por ano venho ao Hemopa três vezes, tanto em campanhas, quanto voluntariamente e acredito que essas ações são sempre necessárias, para que as pessoas vejam o quanto é necessário e importante realizar esse ato”, apontou.

Serviço – Para doar sangue basta o voluntário estar bem de saúde, ter mais de 50Kg, ter dormido bem durante a noite anterior, estar alimentado, ter entre 18 e 69 anos e estar com o documento de identificação. As captações são realizadas na sede do Hemopa, na travessa Padre Eutíquio, 2.109, no bairro de Batista Campos, de 7h30 as 18h30 (segunda a sexta) e nos sábados, de 7h30 até as 13h. Na estação de Coleta Castanheira, no shopping.