Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Ação do NAC garante emissão de RG para moradores de comunidade em Icoaraci

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/06/2015 13h38

Na manhã desta quinta-feira, 25, dezenas de moradores que vivem na Comunidade “Unidos pra Vencer”, em Icoaraci, puderam tirar a carteira de identidade em uma ação promovida pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) em parceria com a Polícia Civil do Pará.

A ação foi realizada na sede da comunidade “Unidos pra Vencer”, no bairro da Campina. Maria Farias, de 27 anos, aproveitou a oportunidade para conseguir a segunda via do RG, que estava rasurado. Desde o nascimento da filha, Noemi, de 8 meses, ela não conseguiu tirar a certidão da criança. “Logo que ela nasceu eu tentei tirar a certidão da Noemi, mas disseram que só com um novo RG ou minha certidão de nascimento, que nem tenho mais. Agora, a primeira coisa que vou fazer é ir atrás do documento da minha filha”, contou a dona de casa, que soube da ação de cidadania por uma amiga.

Fundada em 2012, a associação “Unidos pra Vencer” tem cadastradas 150 pessoas, mas qualquer uma que busca ajuda é bem acolhida, conta a presidente da entidade, Maria Joelma Miranda. “A emissão da carteira de identidade foi uma demanda da comunidade que atendemos. Ajudamos jovens e pais de família, principalmente que estão no mundo das drogas e querem se livrar do vício. Além do trabalho espiritual, sempre que possível fazemos o social. É a maior felicidade da minha vida poder ajudar essas pessoas”, revelou Joelma.

Edilson Palheta, de 47 anos, é feirante e há cinco anos estava sem RG, depois que perdeu a bolsa com os documentos. Ele ficou sabendo da ação e não perdeu tempo. “Muito bom esse trabalho aqui na comunidade, pois sem isso não sei nem quando iria tirar a segunda via do meu documento, já que tenho que estar muito cedo na feira para trabalhar”, disse.

“É muito bom poder levar cidadania para pessoas que têm dificuldade de acesso a alguns serviços básicos. O NAC entra na ação como facilitador de serviços para uma comunidade que nós conhecemos o trabalho que é realizado junto às pessoas mais carentes”, contou Daniele Khayat, diretora geral do NAC.

As cerca de 100 carteiras de identidade serão entregues no final de julho, na sede da comunidade, onde os beneficiados poderão retirar o documento.