Companhia de Policiamento Escolar inicia palestras nas escolas
A Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipoe) está diversificando as ações preventivas nas escolas e comunidades do entorno. Além das rondas escolares nas mais de 100 escolas estaduais de Belém e região metropolitana onde a Cipoe se faz presente com efetivo e atuação proativa, os policiais agora apresentam ciclos de palestras, para orientar e prevenir ações de violência e mesmo evitar e coibir a venda e consumo de drogas.
Segundo o projeto, as palestras são direcionadas, primeiramente, aos pais e responsáveis dos alunos, que entendem a necessidade de acompanhar os filhos na escola. Em um segundo momento, as palestras serão voltadas para os professores e funcionários das escolas, para que seja feita, com o corpo docente, administrativo, operacional e técnico, reflexões sobre questões como obrigações e mecanismos de controle, conduta e procedimentos em situações fora da normalidade e de crise. Na terceira etapa do projeto, os temas serão direcionados, de forma específica, aos alunos, levando em conta, sobretudo, os aspectos preventivos.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), executado pela PM, e o projeto Papo Di Rocha, da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), são parceiros da ação. O projeto foi iniciado em escolas como Salesiana do Trabalho, no bairro da Pedreira (em parceria com o 1º Batalhão PM); Domingos Acatauassu Nunes, no bairro do Marco; e Avertano Rocha e Teodora Bentes, no distrito de Icoaraci. Já foram alcançados cerca de 400 alunos.