Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Fasepa encerra atividades do semestre com apresentações de internos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/06/2015 10h13

Uma programação especial marcou na sexta-feira (26) o encerramento das atividades do primeiro semestre nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), no espaço poliesportivo Apoena, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Adolescentes de todas as unidades de internação, internação provisória e semiliberdade participaram do evento, que apresentou os resultados do trabalho desenvolvido pela equipe técnica e pelos adolescentes que cumprem medidas de internação.

O Arraial da Socioeducação teve apresentações de dança, hip hop e do grupo de percussão. Ao todo, participaram da programação mais de 30 socioeducandos, de sete unidades: Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), Centro de Atendimento de Semiliberdade Feminino (Casf), Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase) de Ananindeua, Centro Juvenil Masculino (CJM), Centro Socioeducativo Masculino (Cesem), Centro de Internação Jovem Adulto Masculino (Cijam) e Centro Socioeducativo de Benevides (Cseb).

Um adolescente de 17 anos, que cumpre medida de internação no Cseb, era apenas um dos socioeducandos que aguardavam o momento da apresentação. “Espero que todos gostem da nossa apresentação. Quando a gente fez a mesma coisa em Benevides, todo mundo gostou”, disse ele, que participou da dramatização teatral de “Os olhos cegos dos cavalos loucos”, do escritor Ignácio de Loyola Brandão, que esteve no início do mês na unidade socioeducativa de Benevides acompanhando a programação.

Emiliano Picanço, monitor da Fasepa no Cseb, destacou a receptividade do público, formado por familiares e servidores, durante a programação. “Quando a gente via os adolescentes se apresentarem, eu percebia a emoção do público, que começava a chorar. Isso é socioeducação. Eles não precisam estar no quarto cela o dia todo, mas sim com atividade todo o tempo, para que sejam educados com cultura, arte, esporte e do lazer”, afirmou.

Segundo o presidente da Fasepa, Simão Bastos, a programação ajuda no desenvolvimento da socioeducação apresentando os resultados de todo o trabalho desenvolvido na área de arte e cultura. “Nada mais justo do que promover um grande encontro como esse para as famílias, e todos nós que promovemos a socioeducação possamos nos ver e se congratular. O nosso dia a dia é desafiante, e por isso a gestão pretende cada vez mais promover essa convergência de atividades e ações para o desenvolvimento dos socioeducandos”, declarou.

<