PM conclui ações do Proerd no semestre com 169 mil alunos formados
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, conclui mais um semestre de atividades com crianças e adolescentes das turmas do 5º e 7º anos do ensino fundamental de dezenas de escolas das redes púbicas e particulares. Considerado o maior programa de prevenção primária da PM, o Proerd vem, a cada ano, estendendo o trabalho no projeto Proerd Pais, que contempla as famílias dos educandos na construção de uma cultura de paz nas escolas e na sociedade.
De janeiro a junho de 2015, o Proerd formou no Estado 169.447 alunos. O programa nasceu nos Estados Unidos e ganhou as cores nacionais. No Pará, os alunos são orientados a dizer não às drogas e à violência. Ao todo, 82 municípios paraenses já têm as atividades do Proerd de forma regular, diretamente assistidos pela equipe técnica e operacional do programa, coordenado no Estado pela tenente coronel Márcia Cristina.
O Proerd tem 216 instrutores formados e atuantes em todas as áreas dos Comandos Regionais de Policiamento da PM. Na capital e região metropolitana, são 4.660 formandos, além de 3.095 em Santarém e 2,9 mil em Castanhal, contemplando 222 escolas, entre públicas e particulares. Em Altamira, na tarde de segunda-feira (29), na área do 8º Comando de Policiamento Regional, a formatura da última turma do semestre reuniu 420 estudantes de cinco estabelecimentos de ensino em solenidade que ocorreu no Centro de Convenções local.
Na área do 10º Batalhão PM, também na segunda-feira, alunos da Escola Municipal Alfredo Chaves, em Icoaraci, também participaram da formatura do Prooerd, assim como os alunos do município de Marabá (área do 2º Comando Regional), mais precisamente do 4º Batalhão PM.
Em Santarém, no oeste do Pará, nesta terça-feira (30) ocorreu a solenidade de conclusão da primeira turma Proerd Pais 2015, modalidade vinculada à Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM. O Proerd Pais visa implementar ações de prevenção primária no âmbito institucional, ou seja, junto ao público interno da PM, tendo como foco a atuação na família, primeiro ambiente efetivo de prevenção e orientação de crianças e adolescentes.