Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Policiais militares participam de curso promovido pelo Bope do estado de Mato Grosso

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/07/2015 17h13

Oito policiais militares do Pará estão habilitados a colocar em prática as técnicas desenvolvidas durante o 5º Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural (CPAR), promovido pela Polícia Militar (PM-MT), por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O treinamento foi desenvolvido a partir da necessidade de buscar técnicas policiais de enfrentamento ao crime de assalto a banco, também chamado de ‘novo cangaço’. O curso contou com participação de policiais do estado Paraná, Pará e da PM-MT.

Agora, os policiais lotados na Companhia de Operações Especiais (COE-PA), estão capacitados tecnicamente para desenvolver habilidades específicas para atuar nas localidades rurais, pantanal e floresta e condicionados a se tornarem multiplicadores, ou seja, além do próprio conhecimento adquirido, eles também podem repassar as instruções recebidas durante o curso. 

O capitão Felipe Corrêia Ayres; os cabos José Edmilson da Conceição Barros, Walter J. Fernades, Mescia da Conceição Pires, Isaías Ferreira da Silva e os soldados Jackson Barbosa Tavares, João Ricardo Evangelista e Antar Nazareno Duarte de Souza participaram das 150 horas-aula, em que foram aplicadas diversas disciplinas, dentre elas: Técnicas de Progressão, Armamento e Equipamentos Rurais, Evolução do ‘Novo Cangaço’ e Socorro e Emergência. As aulas teóricas e práticas foram desenvolvidas nas cidades de Chapada dos Guimarães (cerrado), Cáceres (Pantanal) e Tapurah (floresta), além da sede do Bope. 

“É muito gratificante participar deste tipo de curso e melhor ainda vai ser passar tudo o que aprendi aos meus companheiros de tropa, para juntos, combater esse tipo de crime”, comentou o capitão Ayres.

O Bope da Polícia Militar de Mato Grosso é hoje uma referência no Brasil, com a formulação de técnicas e novos experimentos no combate a esse tipo de crime. “Agora temos uma orientação mais fundamentada para seguir. Vamos torcer pra que esses crimes não aconteçam, mas se tiver, estamos preparados”, afirmou o cabo Isaías.

Para o Comandante de Missões Especiais, Coronel Leão Braga, os militares não são os únicos beneficiados com o curso. A sociedade também ganha em termos de qualidade na prestação de serviços. “O curso possibilitou eles reforçarem a segurança no que eles vão executar e eficiência na repressão deste tipo de crime“. A 6ª Edição está programa para acontecer neste mês.