Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIOEDUCAÇÃO

Atividades complementares fortalecem a ressocialização de adolescentes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/07/2015 14h39

Com o recesso escolar, estendido também às unidades que atendem adolescentes privados de liberdade no Estado, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) intensifica a oferta de atividades ligadas à cultura e ao esporte para esse público. Essa é a proposta do projeto Recreio de Verão Socioeducativo, que este ano leva aos espaços mantidos pela Fasepa oficinas de grafite, pintura, violão, poesia, percussão, dança e cinema, entre outras ações. Ao todo, 400 crianças e jovens serão beneficiados com a iniciativa, que tem o apoio de instituições parceiras.

As atividades são desenvolvidas de forma integrada e itinerante pela equipe de arte-educadores da Fasepa e professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no espaço cultural Apoena e nas unidades socioeducativas. Os jovens também participarão de passeios monitorados por pontos turísticos da capital, como forma de incentivá-los à adoção de práticas saudáveis.

Previsto no capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o direito à cultura, ao esporte e ao lazer é fundamental para o pleno desenvolvimento do socioeducando. O professor e especialista em Educação Física Escolar, Expedito Ferreira, desenvolve atividades com internos do Centro de Internação Adolescente Masculino (CIAM), que fica no bairro Jardim Sideral, em Belém. Ele explica que atividades físicas devem ser vistas como instrumentos para trabalhar a autoestima desses jovens.

“A Educação Física não é somente física, ela envolve a mente e o espírito, e tudo isso precisa ser trabalhado conjuntamente. É um movimento para a descoberta da autoestima desse adolescente, dos seus valores. Vemos atletas de nível nacional, por exemplo, se rendendo às drogas, e isso mostra que o trabalho corporal por si só não os isenta do fracasso. É preciso também trabalhar a mente, prepará-la para fortalecer o corpo e mantê-los focados em seus objetivos e longe das más companhias e das drogas”, argumenta o professor.

Uma das grandes novidades da programação este ano foi a sessão de cinema agendada exclusivamente para um grupo de 13 jovens de três unidades socioeducativas no Cine Olympia, no ultimo dia 15. A iniciativa contou com o apoio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e tem como objetivo colaborar para o processo reflexivo, artístico e na construção de valores positivos que possibilitem a reinserção social destes jovens. “É a primeira vez que assisto a um filme no cinema. Acho importante participar desta programação porque eu aprendo coisas novas, me divirto e penso um pouco em como eram as minhas atitudes lá fora. Ganhar a confiança das pessoas ao nosso redor é importante pra a gente mudar de vida. Eu aprendi com o filme que não há nenhum pecado que não possa ser perdoado por Deus”, revelou um dos jovens, durante a exibição do filme" O Auto da Compadecida".

A psicóloga que atua no Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS) da Fasepa, Glaucy Capistrano, destaca que as atividades que envolvem arte, esporte, cultura e lazer são fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. “É importante apresentar novas experiências sociais que os conduzam a repensar suas escolhas e resignificar seus projetos de vida. Nós buscamos apresentar alguns contrapontos que possibilitem a eles refletir sobre suas escolhas de forma construtiva e transformadora dentro das práticas apresentadas”, salienta

As atividades são desenvolvidas todos os dias, pela manhã e tarde, em todas as unidades administradas pela Fasepa. Já com relação às sessões de cinema, duas outras estão agendadas para os dias 22 e 29, no Cine Olympia.