Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Concerto de abertura do XIV Festival de Ópera terá regência de Mauro Wrona

Por Redação - Agência PA (SECOM)
31/07/2015 11h42

O público que comparecer ao Concerto de Abertura do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, no próximo dia 7, às 20h, no Theatro da Paz, terá a oportunidade de prestigiar um recital imperdível com grandes nomes da música erudita nacional. É o que garante o diretor artístico do Festival, o paulista Mauro Wrona, que pela primeira vez vai dirigir a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), no concerto de abertura da programação. O evento é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O concerto de abertura vai reunir duas das maiores cantoras brasileiras, Eliane Coelho e Denise de Freitas, que interpretarão árias e duetos célebres dos compositores Bellini, Verdi, Ponchielli e Donizetti, entre outros. “Eliane Coelho tem título da Ópera de Viena, que é uma das mais importantes do mundo. É um título de nobreza que conquistou pela carreira maravilhosa que possui. Ela está entre as maiores intérpretes do mundo e temos um orgulho muito grande dessa cantora. Além dela, temos Denise de Freitas que é a maior mezzo-soprano do Brasil e que fez uma carreira muito bem construída”, declarou Wrona.

A participação de Wrona no início da carreira de Denise de Freitas também foi lembrada pelo diretor artístico do Festival. “Tive o prazer de participar, desde o começo, de sua carreira, ainda como cantor, e posso dizer que é uma profissional maravilhosa. Possui uma inteligência tão grande em construir os personagens, que cantou todo o repertório, mesmo o mais dramático, com inteligência. Será um concerto imperdível”, comentou. Denise participou da 13ª edição do Festival, em 2013, interpretando Azuzena na ópera “Il Trovatore”, apresentada no palco do Theatro da Paz, e foi muito elogiada pelo público e especialistas em música.

Direção - O convite para reger a OSTP pela primeira vez foi muito comemorado por Wrona. “Fiquei quatro anos dirigindo espetáculos e o Festival. Agora, pela primeira vez estarei dirigindo a Orquestra. É um grande presente que ganhei do amigo Gilberto Chaves - também diretor do Festival - e que me honra muitíssimo. Ele teve essa generosidade por saber que conheço muito bem ópera. O repertório do concerto é totalmente operístico e ele considera que, quem canta e conhece bem a ópera, rege muito mais fácil. Também agradeço ao maestro e amigo Miguel Campos, que é um jovem regente paraense muito organizado, refinado, inteligente e tem uma cultura incrível, conhece muito bem todas as línguas”, declarou o diretor.

O crescimento da OSTP nos últimos anos também foi destacado pelo diretor artístico do Festival. “Considero que a Orquestra cresceu por dois fatores: um é o empenho da Secult, que nos fornece os recursos necessários para o festival virar realidade, e o outro é o trabalho do Gilberto Chaves, que escolheu o repertório adequado para a orquestra”, comentou.

Wrona explicou, ainda, como será feita a produção de “A Ceia dos Cardeais”, do compositor paraense Iberê de Lemos, que será encenada pela primeira vez em Belém, e na Igreja de Santo Alexandre, nos dias 18, 19 e 20 de agosto. “É um espetáculo muito interessante primeiro porque promove o resgate de uma obra de um compositor paraense pouco conhecido, que é o caso do Iberê de Lemos, e segundo porque ele (Iberê) atuou muito próximo a Heitor Vila Lobos. O interessante também é que vamos utilizar a Igreja de Santo Alexandre, que é um espaço bastante apropriado para esse momento. Será um espetáculo imperdível pela beleza da ópera, que não é longa, tem ótimos intérpretes e uma história muito interessante”, detalhou.

“Sem esquecer da ópera ‘Os Pescadores de Pérolas’, de Georges Bizet, que terá a direção cênica do cineasta Fernando Meirelles, uma das atrações mais aguardadas do Festival. A montagem marca a estreia do cineasta na direção operística”, completou Wrona. Segundo ele, o Festival de Ópera do Theatro da Paz já faz parte do calendário das festividades culturais do Pará. “O Festival já é se consolidou como programação cultural, tanto que todos os anos os ingressos são muito disputados pelo público. Nos últimos cinco anos, os maiores artistas brasileiros cantaram aqui no Festival e essa qualidade fez o evento se afinar e ser uma referência cultural no Estado. O público pode esperar um grande espetáculo”, finalizou.

Serviço: Concerto de Abertura do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, com as cantoras Denise de Freitas e Eliane Coelho e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob regência de Mauro Wrona, sexta-feira, dia 7 de agosto, às 20h, no Theatro da Paz. Ingressos a R$ 20 (plateia, varanda, frisa e camarote de 1ª ordem), e R$ 10 (camarote de 2ª ordem, galeria e paraíso). Informações: (91) 4009 8750.

(Texto: Noely Lima)

<