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Atendimento humanizado do Hospital de Tailândia eleva índice de satisfação do usuário

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/08/2015 10h46

Com a oferta de 52 leitos e assistência de baixa e média complexidade, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), a cerca de 260 Km de Belém, destina investimentos em capacitação constante de seus 290 colaboradores diretos e indiretos, visando o refinamento dos procedimentos, segurança do paciente e atendimento humanizado, destinado para cerca de 240 mil usuários daquela região e quem dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Internada há dois meses no HGT, a dona de casa Adenilza dos Anjos Lima, portadora de síndrome de Guillain-Barré, completou 40 anos no último dia 11, quando ganhou festa de parabéns e de despedida, tendo em vista que teve sua alta médica no dia seguinte. Passado esse tempo no hospital, inclusive na Unidade de Cuidado Intermediário (UCI), em intenso tratamento para sair do quadro grave de dor e inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular, entre outros sintomas, Adenilza dos Anjos fez amizades que vai guardar para a vida toda.

“Aqui sempre fui tratada com muito profissionalismo e carinho por toda a equipe”, disse com certa dificuldade de quem está em fase de recuperação, mas sem deixar escapar o sorriso fácil de felicidade pela melhora de seu quadro de saúde e o retorno para o convívio no seu lar.

Para o coordenador de Enfermagem, responsável pelas Clínicas, Emergência e Ambulatório, Ricardo Gomes Júnior, a síndrome de Guillain-Barré é uma doença auto imune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano”, explicou, informando que não existe cura para a doença. No entanto, há muitos tratamentos disponíveis para ajudar a reduzir os sintomas, tratar as possíveis complicações e acelerar a recuperação do paciente. Mas, segundo ele, os procedimentos devem estar associados ao atendimento humanizado, acolhedor e resolutivo.

Satisfação - Resultado prático do atendimento humanizado, o HGT tem mais de 80% do índice de satisfação dos usuários. Acompanhando sua mãe na consulta clínica, a universitária Lara Nina de Farias, 28, classificou o atendimento como ótimo. “Sempre fui muito bem atendida aqui. Essa é a terceira vez que precisamos da assistência desse hospital que só melhora os serviços e em tempo hábil. Não tenho nada a reclamar”, disse.

A busca ativa para preenchimento da pesquisa de satisfação do usuário é realizado diariamente. A colaboradora Fabiane Cristina de Sousa Cruz, que atua no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), sob a responsabilidade da psicóloga Simon Wortmann, que através das diversas considerações (elogios, reclamações, sugestões) dos usuários, busca a melhoria constante da oferta dos serviços. “Só podemos melhorar cada vez mais, ouvindo e encaminhando as considerações e tentando dar resolutividade em tempo hábil. Essa é a nossa finalidade”, afirmou, aproveitando a oportunidade para parabenizar o hospital, seus colegas e pacientes pelos dois anos de funcionamento do HGT, que é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Estado, neste mês de julho.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.