Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
THEATRO DA PAZ

Criação de figurinos ganha destaque no Festival de Ópera

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/08/2015 12h49

A figurinista paulista Verônica Julian fala sobre “A Criação do Figurino e da Caracterização Cênica da Ópera ‘Os Pescadores de Pérola’”, nesta sexta-feira, 14, às 19 horas, no foyer do Theatro da Paz, dentro da programação do XIV Festival de Ópera. O Festival é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). A entrada é gratuita.

O evento faz parte da programação paralela do Festival que tem palestras e masterclass (curso intensivo de aperfeiçoamento). Desde que se iniciou, há uma semana, já houve masterclass de canto com a soprano Eliane Coelho e as palestras sobre regência com o maestro Miguel Campos Neto e sobre coreografia com Marília Viegas.

Verônica foi convidada para criar o figurino da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, que terá direção cênica do cineasta Fernando Meirelles. Ela e o diretor já fizeram outros trabalhos juntos como as minisséries da TV Globo “Som e Fúria” e “Felizes para Sempre?”.

Sobre o processo de criação, Verônica diz que a inspiração dos figurinos da ópera veio dos pescadores do Sri Lanka, que pescam em cima de postes de madeira, onde ficam pendurados. “O desejo é fazer o mais realista possível sem ser uma simples réplica. Além destas imagens do Sri Lanka, fiz uma pesquisa sobre a Índia, os tingimentos, os carimbos que eles usam para estampar os tecidos e vi também uma coleção de personagens indianos interessantes. Juntei todas essas imagens e desenhei os figurinos”, explicou Verônica.

Com a recomendação de Meirelles de que o antigo Ceilão, onde se passa a ópera, tenha um quê regional, que vai utilizar miriti no cenário da encenação, Verônica também está buscando essa linha. “Estou comprando todos os materiais em Belém, mas sem a necessidade de colocar uma marca regional. Mas é claro que por isso tem um toque do Pará nas roupas”, afirmou. Ao todo, serão 130 peças que começam a ser confeccionadas ao longo das próximas semanas.

Palestra - A conversa que Verônica vai ter com o público é aberta a todos, em especial aos alunos dos cursos superiores de moda das faculdades de Belém e para quem trabalha com a confecção de figurinos para espetáculos, em geral.

A figurinista se formou na Esmod Internacional Fashion University Group, em 1990, e atua desde então fazendo ópera, espetáculos teatrais, cinema e séries de TV. Ganhou o Prêmio Smirnoff (de 1996) e o Prêmio Sharp (1998), por “Don Juan”, e o Prêmio Contigo de Melhor figurino (de 2007) na peça “O Avarento”.

Em 2012 fez a ópera “Violanta & Uma Tragédia Fiorentina”, e 2011, “Rigolleto, ambas encenadas no Theatro Municipal de São Paulo. Assinou e realizou os figurinos das peças “Não Sobre o Amor”, “Alma Boa de Stesuan”, esta, indicada ao Prêmio Shell de Melhor Figurino. Fez também “Educação Sentimental do Vampiro” (indicado ao Prêmio Shell 2008 de Melhor Figurino), “Ricardo Terceiro”, com direção de Jô Soares (indicado ao Prêmio Shell 2006 de Melhor Figurino), além de ”Avenida Dropsie”, “Temporada de Gripe”, “Da Gaivota” e “Don Juan”.

No cinema fez os figurinos de “Xingu”, de Cao Hamburger; “Somos Tão Jovens”, de Antônio Carlos de Fontoura; “Castelo Ratimbum”, de Cao Hamburger; ”Vips”, de Toniko Melo; e na televisão, as séries “Som e Fúria”, “Felizes para Sempre?” e “A Mulher do Prefeito”, produzidas pela Rede Globo e pela O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles.

Serviço:

Palestra “A Criação do Figurino e da Caracterização Cênica da Ópera ‘Os Pescadores de Pérola’”, com a figurinista Verônica Julian, sexta-feira, 14, às 19 horas, no foyer do Theatro da Paz, dentro da programação do XIV Festival de Ópera. Entrada gratuita.