Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PECUÁRIA

Adepará reúne com produtores rurais de Soure e Salvaterra

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/08/2015 14h07

Produtores rurais de Salvaterra e Soure participaram, no último dia 24, de uma reunião promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) sobre a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa no Marajó/Etapa Única 2015. O encontro busca fortalecer a parceria do órgão estadual com os produtores, cuja participação é de fundamental importância para o alcance da meta de vacinação dos rebanhos bovino e bubalino.

A reunião foi aberta pelo diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, e seguiu com a apresentação técnica do gerente do Programa Estadual de Erradicação contra a Febre Aftosa, George Santos, que mostrou dados e frentes de atuação do órgão para combater a doença. “A vacinação contra a febre aftosa garante a valorização dos produtos agropecuários paraenses, contribuindo assim com a balança comercial do Estado. Quando há ocorrência de febre aftosa, mesmo que seja apenas em determinada área, toda a cadeia pode ser afetada e as perdas por conta disso são muito grandes", advertiu o gerente.

Em seu pronunciamento, Luciano Guedes falou sobre os mais de 24 mil empregos gerados pela agropecuária no primeiro semestre de 2015, como apontam dados do Ministério do Trabalho, e enfatizou a importância da vacinação contra a febre aftosa. “Todos os estados brasileiros estão registrando perdas de postos de trabalho, enquanto a agropecuária, seja familiar ou não, caminha na contramão da crise e está contratando mais pessoas. Isso dobra a responsabilidade dos órgãos que atuam no fomento da cadeia produtiva, como Emater, secretarias municipais e estaduais de Agricultura, sindicatos de produtores e, em especial, a Adepará, que certifica toda essa produção. É o homem do campo que está ajudando a manter a economia do País, gerando emprego e renda. Por isso a importância da campanha de vacinação e dos esforços do governo em manter o rebanho paraense livre da doença, garantindo a qualidade sanitária dos nossos animais.”

O gerente regional da Adepará em Soure, Mário Tavares, informou que o órgão está fazendo a doação de 10 mil doses de vacina aos produtores com até 20 cabeças, por meio da vacinação tipo agulha oficial, que tem acompanhamento de técnicos da Adepará. “Essa vacinas devem imunizar cerca de 345 mil animais em seis municípios. O Marajó possui hoje sete queijarias artesanais certificadas e já estamos aprovando mais uma, sendo que algumas delas já comercializam seus produtos em supermercados e estabelecimentos comerciais de Belém”, lembrou. Durante a cerimônia, Luciano Guedes entregou o título de registro de produtos artesanais à Fazenda Caranã, de Ponta de Pedras, produtora de queijo do Marajó. O certificado autoriza a fazenda a comercializar sua produção em todo o Estado do Pará.

Além de produtores dos dois municípios, participaram da reunião Otávio Nascimento Jr., da Câmara de Vereadores de Soure; Thaís Duarte, da Secretaria de Saúde de Soure; Ronaldo Brito, vereador de Cachoeira do Arari; João de Deus, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap); Raimundo Cassiano, da Emater Soure; Aloísio Santos, da Emater Salvaterra; Nandria Pompeu, da Secretaria Municipal de Agricultura de Cachoeira do Arari, e Eva Abufaiad, do Sindicato dos Produtores Rurais de Soure.