Público conhece um pouco mais da história do Instituto Carlos Gomes
Uma plateia formada em sua maioria por jovens estudantes de música lotou na noite de quarta-feira, 26, a Sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), durante a palestra “A Música em Belém no Período Inaugural do Conservatório Carlos Gomes”, ministrada pelo cantor lírico paraense João Augusto Ó de Almeida. O evento faz parte da programação paralela do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
O palestrante fez um balanço sobre o passado musical da capital paraense no período que antecede a criação do Conservatório Carlos Gomes. “Meu interesse pelo assunto não é somente como pesquisador, mas também como cidadão paraense. É importante que esses jovens que estão aqui saibam o que aconteceu durante esse período e o que estava por trás das questões desencadeadas durante a inauguração do Conservatório”, explicou Ó de Almeida.
Entre a jovem plateia que prestigiou o evento estava o estudante Sidney Ribeiro, de 17 anos. Natural do município de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, Sidney não escondia a alegria em participar da palestra. “Estudo música em uma associação de Ponta de Pedras e fui escolhido, junto com mais sete estudantes, para participar de uma programação musical aqui no Conservatório. Quando fiquei sabendo da palestra me animei, pois é sempre bom aprender coisas novas e aprimorar o conhecimento”, contou o jovem.
A estudante Sandra Ferreira Noronha, de 17 anos, assistiu atentamente as explicações do palestrante. “Para nós, estudantes de música, uma palestra como essa é imperdível. A música paraense tem uma bela história que merece ser compartilhada não somente com pessoas da área musical, mas com todo paraense”, comentou.
A programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz prossegue neste sábado, 29, com o concerto “Carmen Monarcha - As Faces do Amor”, às 20h, no Theatro da Paz; no dia 3 de setembro, com o Concerto dos Cantores Líricos Paraenses, na igreja de Santo Alexandre; e nos dias 9, 11, 13 e 15 de setembro, com as récitas da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, com direção cênica de Fernando Meirelles. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro da Paz.
O Festival se encerra com o Concerto de encerramento (ao ar livre), no dia 19 de setembro, às 20h, em frente ao Theatro da Paz, este com entrada gratuita.
(Com a colaboração de Noely Lima)