Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Carmen Monarcha emociona numerosa plateia no Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/08/2015 15h57

A soprano paraense Carmen Monarcha, uma das principais solistas da Orquestra Johann Strauss, de André Rieu, foi aplaudida de pé pelo público presente no Theatro da Paz, no último sábado, 29, durante o recital “Carmen Monarcha - As faces do amor”.  O recital faz parte da programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Acompanhada pelo pianista Daniel Gonçalves, a solista emocionou a plateia ao interpretar canções francesas, alemães e árias de óperas que falam do amor e suas complexidades.

As interpretações da noite tinham contextos e atmosferas bem distintas, mas falavam do mesmo sentimento, que é o amor e suas complexidades. A cantora reuniu várias canções e árias de compositores como Faurè, Poulenc, Schumann e Debussy, além de Mozart e os brasileiros Villa Lobos, Waldemar Henrique e Jayme Ovalle. 

Sempre que encerrava uma canção, Carmen era muito aplaudida pelo público e teve que retornar ao palco ao final do recital para cantar mais uma canção, a conhecida ária “Habanera”, da ópera “Carmem”, de Georges Bizet. “A paixão, o ciúme, o amor que não deu certo, o amor platônico, o amor sublime, os sonhos de amor e sua doce ou dura realidade são bem apresentados nos poemas das canções e no enredo das óperas”, destacou a cantora.

A presença de Carmen no Festival é sempre muito aguardada, tanto que o público lotou todos os espaços do teatro. “É a terceira vez que a prestigio em Belém e a emoção é a mesma. É uma cantora de um talento extraordinário e que só nos enche de orgulho por ser paraense”, comentou a comerciante Maria Olinda Gonçalves, enquanto aguardava pelo início da apresentação.

Quem também não escondeu a emoção foi a educadora Gracilene Batista, de 42 anos, que sentou em uma das primeiras filas da plateia. “Quando comprei o ingresso fiz questão de adquirir um lugar bem próximo ao palco. Escutar a voz de Carmen é sempre muito emocionante, pois ela interpreta com muito amor e dedicação”, declarou a educadora.

Já o estudante universitário Victor Wanzeller, de 23 anos, tinha um motivo especial para estar no evento. “Me presenteei com o ingresso do recital, pois hoje é o meu aniversário e nada melhor do que comemorar a data ouvindo a bela voz de Carmen Monarcha. Nem mesmo a falta de companhia me desanimou e vim sozinho, pois me programei hoje para prestigiar o recital”, contou o estudante.

A programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz prossegue nesta quinta-feira, 3 de setembro, às 20h, na igreja de Santo Alexandre, com o Concerto dos Cantores Líricos Paraenses; e nos dias 9, 11, 13 e 15 de setembro, com as récitas da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, com direção cênica de Fernando Meirelles.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro da Paz. O Festival será finalizado com o Concerto de Encerramento (ao ar livre), no dia 19 de setembro, às 20h, em frente ao Theatro da Paz, este com entrada gratuita. (Com a colaboração de Noely Lima)