Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTIVAL DE ÓPERA

Cantores líricos paraenses em noite de aplausos na Igreja de Santo Alexandre

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/09/2015 12h42

A igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, foi o palco escolhido para que barítonos, tenores e sopranos paraenses soltassem a voz, na quinta-feira, 3, no “Recital dos Cantores Líricos Paraenses”. O evento reuniu 14 jovens vozes da música clássica do Estado, que interpretaram canções e árias de óperas famosas, como “Don Giovanni”, “O Escravo”, “Thais”, “Romeu e Julieta”, “Os Pescadores de Pérolas”, entre outras.

O recital faz parte da programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento foi aberto com a composição "Don Giovanni La ci darem la mano”, de Mozart, interpretada pelo barítono Idaías Souto e a soprano Elizabeth Melo, sendo ovacionados pelo público.

A segunda atração da noite ficou por conta da soprano Dhuly Contente, que emocionou a plateia com a interpretação de “Je veux vivre”, da ópera “Romeu e Julieta”, de Gounod. Dhuly é apontada como uma das mais belas vozes da atual música erudita paraense. “O Festival faz parte da minha trajetória musical, por isso estou muito feliz em fazer parte deste recital, junto com grandes nomes da música lírica paraense”, declarou a soprano.

Visivelmente emocionada, a mãe da soprano, Socorro Contente, relembrou de toda a trajetória da filha, nascida e criada na comunidade da Vila da Barca, na periferia do bairro do Telégrafo. “Para quem reside em uma comunidade sem acesso à cultura, jamais imaginei que um dia minha filha estaria entre as melhores vozes do Pará. Quando ela falou que queria ser cantora lírica, eu não levei a sério, pois achei algo muito distante da nossa realidade. Hoje, o sonho é real. Ela conseguiu e ainda pode ir mais adiante. Eu acredito”, afirmou a mãe.

O tenor Tiago Costa e da soprano Juliane Lins, deram prosseguimento a programação interpretando “Verrano a te sull’aure”, da ópera “Lucia di Lammermoor”, de Gaetano Donizetti. Tiago ainda retornou ao palco para interpretar a famosa “Je crois entendre encore”, da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, que será encenada na próxima semana no Festival de Ópera.

A interpretação de Tiago foi acompanhada atentamente pelo tenor carioca Fernando Portari, intérprete do personagem Nadir na ópera “Os Pescadores de Pérolas”, que canta a mesma ária em cena do final do primeiro ato. Fernando estava acompanhado do barítono Leonardo Neiva e da soprano Camila Titinger, seus parceiros de cena na mesma ópera.

Portari demonstrou ter ficado muito tocado com o recital. “O que vemos aqui é um projeto de formação musical. Não é um evento. É um investimento em jovens valores vocais que, sabemos, ainda vão ser grandes cantores. Vão crescer muito. É importante que haja essa valorização, porque a voz é um instrumento também, e ela precisa ser depurada e assim ficar melhor com o tempo. Acho que o Pará tem grandes valores e eventos como este recital e o próprio festival são uma oportunidade de consolidar essa formação básica desses jovens. Em alguns momentos, me vi há trinta anos, quando comecei nessa loucura que é ser cantor de ópera”, avaliou o tenor.

A missão de interpretar “Un bel dì vedremo”, da ópera “Madame Butterfly” de Giacomo Puccini, ficou sob a responsabilidade da soprano Lanna Bastos. Em seguida, houve um dos momentos mais aguardados da noite: o dueto entre o baixo Raimundo Mira e seu filho, o baixo-barítono Andrey Mira. Pai e filho foram muito aplaudidos após a bela apresentação da ária “Suona la tromba”, de “I Puritani”, de Vicenzo Bellini. Andrey é o intérprete do sacerdote Naurabad, na ópera “Os Pescadores de Pérolas”.

Para os apreciadores de música clássica, como o administrador João Carlos Mota, de 43 anos, o recital dos cantores paraenses é uma excelente oportunidade para divulgar o talento dos artistas líricos do Estado. “Fico maravilhado diante de um espetáculo como este. Já conheço o trabalho de muitos deles, pois costumo prestigiar as apresentações líricas que acontecem na cidade. Essa divulgação é importante para que todos conheçam o rico trabalho desses jovens talentos”, declarou o administrador. 

O recital foi concluído com o dueto formado pela soprano Kézia Andrade e o barítono Idaías Souto, que interpretaram a ária final da ópera “Thais”, de Jules Massenet.

A programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz prossegue nos dias 9, 11, 13 e 15 de setembro, com as récitas da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, que tem direção cênica de Fernando Meirelles. Os ingressos já estão esgotados.

O encerramento da edição 2015 do Festival de Ópera, será ao livre, no dia 19 de setembro, às 20h, em frente ao Theatro da Paz, aberto ao público. Intitulada "Concerto ao livre", a apresentação tem patrocínio do Banpará, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal.