Programação destaca a importância da infância para adolescentes privados de liberdade
Familiares de adolescentes em privação de liberdade participaram de programação alusiva ao dia das crianças, no Centro Socioeducativo de Benevides (CSEB) nesta sexta-feira (16). A programação contou com diversas atividades que buscou fortalecer os vínculos entre eles, como brincadeiras infantis, para os socioeducandos e seus filhos, músicas lúdicas, distribuição de brindes e palestras de conscientização para os jovens.
Durante o evento, os adolescentes tiveram a oportunidade de ficar mais perto de seus filhos que foram até a unidade acompanhado de seus familiares, o que garantiu uma manhã diferente para todos que fazem parte da Socioeducação. “Essa atividade foi boa porque a gente sai mais do QC (Quarto Cela). Também é bom pra ficar mais perto do meu filho”, disse o adolescente de 17 anos.
A tia de um dos socioeducandos acompanha as atividades na unidade desde a entrada de seu sobrinho no espaço da Fasepa, em dezembro de 2014. Ela foi acompanhada da filha do adolescente que ele pouco vê. De acordo com ela, foi a primeira vez que ela observou o jovem, que é sempre calado e distante, feliz em participar de uma programação ao lado da família. “Analisando a atividade de hoje, eu percebi que ela trouxe alguma alegria pra ele (adolescente). Eu sei que alguma coisa vai ficar na cabeça dele porque desde o nascimento da filha, ele nunca tinha tido a oportunidade de participar de algo desse tipo”, disse a tia bastante emocionada.
Para a pedagoga da unidade, Nazaré Araújo, a atividade vem para ajudar e fortalecer o trabalho com esses adolescentes, apresentando uma nova oportunidade de recomeço e incentivando-os a levar uma infância melhor para seus filhos. “Muitos deles não tiveram uma infância adequada e nem sabiam como era o dia das crianças. Com essas atividades conseguimos resgatar a autoestima dos adolescentes e de seus familiares resgatando valores morais da infância que foram perdidos ao longo do tempo”, declara.
A gestora interina da unidade de Benevides, Elinete Santos, conta que a programação ajuda a fortalecer ainda mais a integração entre os adolescentes e equipe técnica da unidade, o que garante o bom funcionamento das medidas socioeducativas no local. “É de fundamental importância para a integração dos socioeducandos, que se sintam parte das atividades desenvolvidas na unidade e buscando a sua ressocialização, ressignificando os caminhos dos adolescentes”, diz.
Atualmente, 439 adolescentes cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fasepa. Desse total, 65 cumprem medidas de internação na unidade socioeducativa de Benevides.