Ribeirinhos atendidos por projeto do Cipflu celebram o Dia das Crianças
Desde 2011, o projeto "Ribeirinhos da Paz", desenvolvido por policiais militares da Companhia Independente de Polícia Fluvial do Pará, vinculado ao Comando de Missões Especiais, promove o "Dia das Crianças dos Ribeirinhos”. A ação deste ano reuniu, nesta sexta-feira, 23, um grupo de 70 crianças de cinco comunidades ribeirinhas da Ilha do Urubuoca e entorno, no município de Ananindeua. A garotada pode usufruir de um dia inteiro de lazer e brincadeiras na sede no Clube de Cabos e Soldados da PM e Bombeiros do Pará (ACSPMBMPA).
A programação começou bem cedo, antes da 7h, com a passagem da embarcação da Companhia de Policiamento Fluvial (Cipflu) pelas comunidades, de onde as crianças foram trazidas para o píer da Cipflu e de lá para o clube, onde uma equipe de animadores já os aguardava para dar início à programação. Além de terem acesso a todos os espaços da agremiação, reservada especialmente para a festa, a garotada recebeu lanches e também brinquedos, doados pelos colaboradores e parceiros do projeto.
Ribeirinhos da Paz
O projeto “Ribeirinhos da Paz” é uma ação preventiva no âmbito da segurança pública, que atende crianças e adolescentes em situações de risco, moradoras das comunidades ribeirinhas de Belém, com destaque para os que residem na Ilha do Urubuoca. Por meio de uma série de atividades promovidas no contraturno escolar, o projeto busca intervir positivamente na vida desses jovens por meio do incentivo e acompanhamento em práticas diversas que permitam o desenvolvimento de aptidões físicas, intelectuais, sociais e culturais.
Os meninos e meninas participam de aulas de artes marciais e iniciação musical, além de atividades socioeducativas, considerando as individualidades e trabalhando a formação de valores que os ajudem a incorporar novas atitudes, melhorando não apenas a condição de vida de cada um, mas que também reflitam nas relações familiares e na comunidade como um todo.
Atualmente, o projeto é desenvolvido no espaço da escola do Urubuoca e atende 70 crianças e adolescentes, entre 4 e 16 anos, moradores das ilhas de Paquetá, Urubuoca, Ilha Nova, Ilha Longa e Arapiranga. São alunos da Escola Estadual Marta Conceição, do Anexo I Urubuoca, e da escola Lourival Cunha, localizada em Barcarena.
Uma das atividades mais procuradas do projeto são as aulas de Jiu-jitsu. E para atender a grande demanda pela modalidade elas foram divididas em dois turnos: pela manhã são assistidas as crianças de 4 a 11 anos e, pela tarde, as de 12 a 16 anos. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, por policiais militares da Cipflu, que atuam como voluntários no projeto.
Na iniciação musical, outra ação do projeto, as crianças recebem noções básicas de violão, ritmo e introdução ao canto, além de trabalharem a dança folclórica durante apresentações em datas festivas. Essas programações, que contam com a parceria da comunidade católica Kerygma, envolvem também os pais das crianças atendidas na formação musical.
Além das ações previstas no projeto, comemorações como o Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natal e outras similares integram a agenda anual de eventos.