Ações sustentáveis reforçam compromisso ambiental e humanização no Cetea e no CIIR
Atividades promovem educação ambiental, bem-estar e engajamento da comunidade com oficinas, feira sustentável e práticas de reaproveitamento
Nesta semana, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoveu o Dia Verde, ação de educação ambiental idealizada pela Comissão de Sustentabilidade da instituição. A programação foi encerrada nesta quinta-feira (22), no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), que integra o CIIR. As atividades também ocorreram na terça-feira (20), no CIIR, envolvendo usuários, acompanhantes e colaboradores em práticas sustentáveis e de conscientização ambiental.
Com o objetivo de fortalecer a cultura da sustentabilidade no ambiente institucional, o Dia Verde reuniu oficinas educativas, Ecoponto, feira de produtos reutilizados e ações voltadas ao reaproveitamento de alimentos, conectando cuidado ambiental, saúde e humanização do atendimento. Para a presidente da Comissão de Sustentabilidade, Denise Morais, a iniciativa vai além das práticas ecológicas. “O Dia Verde atua como uma ferramenta de educação ambiental e humanização do atendimento. Ao conciliar a realização da ‘pegada ecológica’ da instituição com o cuidado humano, a iniciativa reforça o papel do Centro como fomentador de bem-estar integral”, destacou.
Entre os destaques da programação esteve a Feira Reuse, realizada no CIIR, que apresentou crescimento expressivo de público. Em 2024, a feira contou com a participação de 28 pessoas. Já em 2025, o número saltou para 119 participantes, representando um aumento de 325%. O dado evidencia a consolidação da iniciativa e o interesse crescente da comunidade por ações sustentáveis, criativas e inclusivas.
Nutrição, saúde e bem-estar por meio da alimentação saudável
Como parte da programação do Dia Verde, a oficina de reaproveitamento de alimentos foi conduzida por Bianca Prado e Mariana Vasconcellos, nutricionistas da reabilitação do CIIR e do Cetea. A atividade apresentou, de forma prática, a preparação de um suco nutritivo elaborado com couve, hortelã, gengibre, maçã e acerola, parte dos ingredientes colhidos no jardim sensorial do CIIR.
Segundo Bianca Prado, a proposta foi incentivar o aproveitamento integral dos alimentos e promover uma alimentação saudável. “Essa preparação oferece fibras que auxiliam no funcionamento intestinal, além de vitaminas e minerais como vitamina C, ferro, cálcio e potássio. Também contribui para a hidratação e possui ação antioxidante, sendo uma forma prática de incluir mais vegetais na rotina”, explicou a nutricionista.
Outra atividade que despertou grande interesse foi a oficina de sabão ecológico, realizada no CIIR por Daryana Santos, auxiliar administrativa do setor de Faturamento e membro da Comissão de Sustentabilidade. A experiência ultrapassou os muros da instituição. “Aprender a produzir sabão ecológico a partir do óleo de cozinha transformou minha forma de enxergar a sustentabilidade. Levei esse conhecimento para casa, para a faculdade e para outras pessoas, mostrando como pequenas atitudes podem gerar grandes impactos ambientais”, relatou.
No Cetea, a oficina de sabão ecológico foi conduzida por Igor Monteiro, auxiliar administrativo e membro da Comissão de Sustentabilidade, enquanto a oficina de reaproveitamento de alimentos ficou sob a responsabilidade da nutricionista Bianca Prado. O espaço também contou com Ecoponto, além de atividades realizadas no refeitório e no jardim.
Feira Reuse: sustentabilidade, inclusão e valorização cultural
A programação incluiu ainda a realização da primeira edição de 2026 da Feira Reuse, que atraiu participantes impactados pela ação. A esteticista Kattyane Farias, 39 anos, filha de um usuário da reabilitação assistido há sete meses, participou da Feira Reuse no CIIR e adquiriu produtos de costura criativa. “É uma iniciativa muito proveitosa. A gente vem para o atendimento e encontra uma atividade que distrai, valoriza a cultura, o reaproveitamento e ainda faz bem para quem está aqui, inclusive para as crianças. É uma iniciativa muito boa e útil”, afirmou.
O Dia Verde, realizado no CIIR e no Cetea, reafirma o compromisso institucional com a sustentabilidade, a responsabilidade socioambiental e a humanização do cuidado. As ações demonstram que práticas simples, quando incorporadas ao cotidiano da instituição, fortalecem vínculos, promovem educação ambiental e contribuem para um ambiente mais saudável, inclusivo e consciente para todos.
Referência no atendimento às PcD
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço:
O CIIR é um órgão do governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Já o Cetea funciona na rua Presidente Pernambuco, 489, bairro Batista Campos, também na capital paraense.
Texto de Tarcísio Barbosa - Ascom CIIR
