Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANAEAMENTO

Governo do Pará entrega novo sistema de abastecimento de água na Vila da Barca

Obra beneficia mais de cinco mil moradores e é a primeira concluída dentro do novo modelo de gestão do saneamento básico no Estado

Por Marcelo Leite (COSANPA)
22/12/2025 16h30

O governo do Pará entregou, nesta segunda-feira (22), o novo sistema de abastecimento de água da comunidade Vila da Barca, em Belém. A obra beneficia mais de cinco mil moradores da área, que é uma das maiores construídas sobre palafitas na América Latina, e é a primeira concluída dentro do novo modelo de gestão do saneamento básico no Estado. 

Ao lado de moradores da comunidade e da vice-governadora Hana Ghassan, o governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou que a nova rede de água representa um novo capítulo na centenária história da Vila da Barca.

“Nós estamos falando de uma das mais importantes e antigas comunidades de Belém que, a partir destes investimentos e deste novo modelo de gestão do saneamento, inicia um novo ciclo e uma nova página de história com mais qualidade de vida e o direito ao acesso à água assegurados”, afirmou Helder Barbalho. 

Elisângela Veiga foi uma das beneficiadas com a ação

Executada pela concessionária Águas do Pará, a nova rede de água da Vila da Barca conta com mais de 2,3 km de tubulações elevadas e adaptadas à condição geográfica das moradias e à influência das marés e alagamentos comuns na região. A residência da aposentada Elisângela Veiga foi uma das 1.500 residências contempladas com a nova estrutura de abastecimento, o que mudou a rotina da família dela.

“Hoje, nós podemos usar uma água saudável. Antigamente, tínhamos que comprar garrafões de água mineral para fazer comida e até para beber. Em breve, teremos rede de esgoto. Então, esse projeto tem muitos benefícios para a comunidade”, afirmou Elisângela. 

Outra moradora que celebrou o novo sistema de água como um presente de aniversário foi Maria de Nazaré Cardoso, uma das mais antigas da Vila da Barca. Segundo ela, “antigamente, tinha horário para ter água. Agora, graças a Deus, tem água à vontade e limpa graças a Deus”, contou ela, que vive na Vila da Barca há mais de sete décadas e completou 100 anos de idade no início deste mês.

Atual presidente da Associação de Moradores da Vila da Barca, Gerson Siqueira também falou sobre a nova fase do saneamento na comunidade e as perspectivas de mudança. “Esse momento é um momento histórico para a Vila da Barca, porque é uma luta histórica e hoje estamos vendo as famílias felizes com a água chegando e com as obras do esgotamento sanitário”, complementou Gerson. 

Outros investimentos 

Além de um novo sistema de abastecimento de água, os moradores da Vila da Barca também acompanham a construção da rede coletora de esgoto doméstico. A obra tem cerca de 40% dos serviços concluídos e previsão para conclusão até abril de 2026. As duas intervenções fazem parte do pacote de R$ 220 milhões em investimentos que a Águas do Pará, em parceria com o governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), está aplicando em Belém, Ananindeua e Marituba - cidades que tiveram a operação dos sistemas de água e esgoto antecipada desde setembro.

Para o presidente da Águas do Pará, os investimentos refletem o compromisso da concessionária com a universalização do saneamento no estado. “Hoje estamos finalizando essa primeira etapa na Vila da Barca. Ao mesmo tempo, estamos atuando em 37 municípios e, aos poucos, vamos assumir o serviço de água em novas cidades. É um grande desafio porque, além de melhorar sistemas já existentes, faremos outros investimentos que garantam água de qualidade chegando na casa das pessoas e ampliem a cobertura de esgoto até universalização destes dois serviços”, explicou o diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó. 

O presidente da Cosanpa, coronel Dilson Júnior, ressaltou que a entrega da nova rede de água da Vila da Barca demonstra a efetividade do novo modelo de gestão do saneamento. “Essa era uma demanda antiga da Vila da Barca. Hoje, são mais cinco mil pessoas beneficiadas com acesso à água e um projeto de implantação da rede coleta de esgoto em andamento. São números que reforçam o sucesso do novo modelo de gestão do saneamento do no Pará, o qual reafirmamos o compromisso de seguirmos contribuindo”, finalizou o coronel Dilson.  

A Cosanpa 
Com 55 anos de história completados no último domingo (21), a Cosanpa segue responsável pela produção de água tratada para mais de um milhão de pessoas em Belém, Ananindeua, Marituba, além de nove municípios localizados na região do Baixo Amazonas.

Para 2026, a Companhia ampliará as tratativas para atuar no abastecimento de água em áreas rurais do território paraense, atribuição que passou a integrar suas responsabilidades após a concessão dos serviços de saneamento no Pará.