Estado prepara entrega da 18ª Usina da Paz do Pará, em São Miguel do Guamá
Unidade será a segunda da Região Guamá e vai oferecer 70 serviços gratuitos de saúde, educação, esporte, cultura, lazer e qualificação profissional, entre outros

Moradores de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, vivem a expectativa para a inauguração da nova Usina da Paz, que será entregue pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (24). O novo espaço integra a política pública do programa Territórios pela Paz (TerPaz) e chega ao município para se tornar uma nova referência na garantia de cidadania, oportunidades e inclusão social para milhares de famílias, além de um presente pelo aniversário de 152 anos de fundação da cidade, celebrados no próximo dia 30 de outubro.
A UsiPaz São Miguel do Guamá será a 18ª entregue no Pará, a segunda da Região de Integração Guamá, que já conta com uma unidade na cidade de Castanhal. Assim como nas demais unidades já em funcionamento, o espaço vai reunir, em um mesmo local, mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer e qualificação profissional, além de atividades voltadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo.

Para os moradores do município, a chegada da Usina da Paz representa gratidão e a esperança de um futuro com mais oportunidades, como afirma Vilma Silva, moradora do bairro São Miguel Arcanjo. “A gente já está vivendo uma alegria muito grande, porque a Usina vai trazer vários desenvolvimentos para a nossa comunidade, principalmente para as crianças e para a juventude. Várias cidades já foram contempladas com as Usinas e hoje nós vamos poder realizar o sonho de ter essa oportunidade única. Agradeço e parabenizo o Governo do Estado. Estamos ansiosos para a inauguração e por tudo que vem pela frente.” disse a moradora.
Estrutura e serviços - Localizada na Rua Sapucaia, no Bairro Jardim América, a Usina da Paz São Miguel do Guamá possui estrutura moderna e acessível, que vai beneficiar os cerca de 55 mil moradores da cidade.

O complexo conta com dois prédios principais, Assistência e Usina, com salas equipadas para atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social. Também há espaços para a prática de atividades esportivas, como ginásio poliesportivo, piscina e quadra aberta, além de salas de dança, bibliotecas, salas de informática, música, estudos e gastronomia, praça multicultural, estação de tratamento de esgoto, entre outros.
A construção do complexo teve início em agosto de 2023. O projeto foi realizado por meio de parceria entre o Governo do Pará e a empresa Vale. “A entrega da Usina da Paz de São Miguel do Guamá representa mais um passo importante na consolidação de um projeto que tem transformado a vida de milhares de paraenses. Cada nova unidade é um espaço de oportunidades, de aprendizado e de esperança. Aqui, as pessoas vão encontrar serviços públicos de qualidade, acolhimento e caminhos para um futuro melhor. São Miguel do Guamá agora poderá contar com essa grande fábrica de cidadania e desenvolvimento que está mudando o Pará.” destacou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Expansão no Pará - A Usina da Paz São Miguel do Guamá chega para se somar às outras 17 unidades já em funcionamento no Pará, sendo cinco na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras 12 em municípios da Região Metropolitana de Belém e interior: Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Outras unidades do maior complexo de cidadania da América Latina estão em construção nas cidades de Belém (Icoaraci), Altamira, Cametá, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu e São Félix do Xingu.