Hospital Jean Bitar adere à campanha de combate ao câncer da próstata
A campanha Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a importância da manutenção da saúde integral masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Hospital Jean Bitar, em Belém, a ação de educação em saúde está sendo conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), envolvendo funcionários, usuários e seus acompanhantes.
A gestão do HJB realizará ações educativas, a fim de incentivar a população, sobretudo os homens, a adotarem hábitos mais saudáveis com a realização de exames regulares, fundamentais para detectar a doença em estágio inicial, aumentando as chances de tratamento e cura. A iniciativa reforça a importância do autocuidado e busca combater o estigma em torno do tema, promovendo uma mudança cultural em pela saúde integral do homem.
A programação, na tarde de quinta-feira (21), contará com palestra, orientações para prevenção dos cânceres de próstata e pênis, e conscientização sobre a saúde masculina, que será ministrada pelo coordenador da Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Andrei Porpino.
No Pará, a campanha é coordenada pela Sespa, com o tema “Te cuida, maninho”. A Secretaria ressalta que, pelas estatísticas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), com base em dados inseridos por todos os municípios brasileiros, entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano foram registradas 84.477 internações masculinas no Pará - pessoas maiores de 20 anos. As principais causas foram externas (21.475 casos), incluindo acidentes, esfaqueamentos, traumatismos e envenenamentos; doenças do aparelho digestivo (11.298); doenças infecciosas e parasitárias (10.077); doenças do aparelho circulatório (8.411) e doenças respiratórias (8.169).
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.
Serviço: O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Porta-voz: Gerente Assistencial, Alexandra do Carmo.