Governador do Pará participa de Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, em Belém
O governador do Pará, Helder Barbalho, participa nesta quarta-feira, 6, da cerimônia de abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que acontece no Hangar, em Belém. O Brasil detém cerca de 15% da biodiversidade do planeta e a Amazônia se destaca como a área mais extensa e necessária para a humanidade conseguir fazer frente à crise climática. Em razão disso, diversas organizações anunciam eventos para abordar essas questões, de modo a aumentar o grau de mobilização da sociedade internacional. O primeiro evento, a Conferência sobre Amazônia e Novas Economias, acontece de 6 a 8 de novembro, e receberá especialistas e autoridades de renome global na programação.
A expectativa desta conferência na capital paraense é oferecer contribuições à COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada também aqui em Belém em novembro de 2025.
Esta conferência internacional envolve mais de 130 palestrantes de diferentes países, contando com a presença de indígenas, quilombolas, povos ancestrais, ribeirinhos, acadêmicos, empresários, ambientalistas, representantes do governo, parlamentares e diplomatas.
A Conferência é um encontro de diversas vozes e busca propor uma agenda de sugestões estruturantes para a Amazônia. Por meio do estabelecimento de importantes diálogos iremos contribuir para o processo de transformação da economia, de construção da agenda ecológica brasileira e de uma nova relação do setor produtivo com esse território e suas comunidades.
Entre autoridades de outras localidades, estarão na conferência John Kerry, ex-secretário de Estado e, até o início de 2024, enviado especial do Clima do governo dos EUA; Laurence Tubiana, CEO da European Climate Fondation (ECF), que selou o Acordo de Paris em 2015; Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher africana a ser eleita presidente (Libéria) e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Pelo governo brasileiro estarão o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em parceria com o governo do Pará, apresentada por Vale.
Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho