Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo lança nova escola de Tempo Integral Madre Celeste e abre inscrições, em Icoaraci

Por Governo do Pará (SECOM)
20/10/2024 11h21
Abertura: 21/10/2024 11h00
Encerramento: 21/10/2024 13h00
Local: Distrito de Icoaraci
Endereço: Rua Manoel Barata nº 728, esquina com a travessa São Roque. Bairro: Cruzeiro
Contatos: Ronan Frias (91) 99116-3667

O Governo do Pará, por meio da Secretária de Estado de Educação (Seduc), realiza nesta segunda-feira (21), às 11h, o lançamento da nova escola estadual de tempo integral Madre Celeste, e faz assinaturas da ordem de serviço das obras de reconstrução e a da portaria de criação da escola.

Na segunda-feira, a Seduc inicia o período de inscrição para comunidade local. A Escola Estadual de Tempo Integral Madre Celeste, no Distrito de Icoaraci, que vai atender cerca de mil estudantes da Pré-escola ao Ensino Médio. Esta escola é a primeira escola estadual bilíngue do estado do Pará e os estudantes do Ensino Médio poderão optar por percurso formativo integrado à Educação Profissional e Tecnológica, finalizando a educação básica com certificação técnica. 

Com estrutura moderna, o prédio da escola estadual Madre Celeste está sendo reconstruído e adequado para proporcionar ensino de qualidade aos estudantes. A unidade possui espaços como piscina, quadra de vôlei de areia, quadra coberta e laboratório: um avanço para a educação e diferencial para a comunidade escolar. A Escola Madre Celeste é uma escola histórica e que será um espaço muito importante para a rede pública de ensino. As escolas de Tempo Integral têm como proposta pedagógica a formação integral e integrada dos estudantes, a ampliação da jornada escolar e o favorecimento de suas aprendizagens e seu desenvolvimento nas dimensões cognitiva, física, social, emocional e cultural. Este ano a Seduc está expandindo o conceito de Tempo Integral para mais escolas estaduais. 

A escola terá o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica, que são parte da política pública do governo do Pará, implementada pela Secretaria de Estado de Educação(Seduc). Os CISEBs vão promover a inovação educacional, oferecendo métodos, práticas e tecnologias inovadoras para enfrentar os desafios da educação pública contemporânea, com foco na sustentabilidade e na cidadania digital.

Seleção - Na segunda-feira (21), iniciam as inscrições para a nova unidade escolar Estadual Madre. Serão feitas durante toda essa semana, com atendimento presencial de 8h às 17h, no prédio em Icoaraci. Para realizar a matrícula são necessários os seguintes documentos: uma pasta L; ressalva e/ou histórico escolar; duas fotos 3x4 coloridas e recentes; xerox da certidão de nascimento do estudante; xerox do CPF e RG do estudante e do responsável; comprovante de residência com CEP legível; folha resumo do Cadastro Único (CAD-Único), se recebe Bolsa Família; cartão de comprovação da vacina contra Covid-19.

Vila Sorriso - Icoaraci é um dos distritos mais populosos de Belém, com mais de 167 mil habitantes, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Em Belém, mais de 16 mil estudantes da rede pública estadual são beneficiados com estrutura do Estado e R$ 71 milhões investidos na área da Educação na capital. 

- Em todo Estado, mais de 153 escolas foram reconstruídas e 3 creches entregues à população. De 2019, até agora, foram entregues 28 unidades escolares totalmente reconstruídas para a comunidade escolar da capital.

- Escola que Transforma: investimento de 373 milhões para servidores da educação que alcançaram metas estabelecidas para resultado do Ideb

- Bora Estudar: em Belém o programa já contemplou 4.191 estudantes. Um investimento de mais de R$ 41 milhões na capital. Em todo o Estado, 19 mil alunos serão contemplado com aquisição de materiais de construção que serão utilizados na reforma e ampliação de sua residência.

- O Estado ocupa a 6ª posição no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como uma das melhores educações públicas do país.

Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho