Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo entrega lancha blindada para reforçar frota de embarcações em Belém

Por Walena Lopes (SEGUP)
17/10/2024 16h20
Abertura: 18/10/2024 11h00
Encerramento: 18/10/2024 12h30
Local: Terminal Hidroviário de Belém
Endereço: Avenida Marechal Hermes - S/N
Contatos: Rafael Maués (91) 98151-9872

Para ampliar ainda mais a segurança na malha fluvial, o Governo do Pará entrega, nesta sexta-feira (18), uma nova lancha de 700HP, totalmente blindada, que vai compor a frota de embarcações que darão suporte às ações de segurança desenvolvidas na Região Metropolitana de Belém e demais regiões do Estado. O ato de entrega será presidido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, juntamente com os representantes das forças de segurança do Estado.  A cerimônia será realizada, às 11h, no Terminal Hidroviário de Belém. 

A embarcação é denominada de “IPC Bruno Fonseca”, em homenagem ao investigador de Polícia Civil que foi a óbito em uma área de rio, no arquipélago do Marajó, após uma missão de trabalho. Bruno fazia parte da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Pará. 

Investimento na Segurança Fluvial - Essa é a quinta lancha blindada entregue pelo Estado aos órgãos de segurança do Pará. Os investimentos com as embarcações táticas operacionais com alta tecnologia de orientação náutica e blindagem, somam mais de R$ 10.000.000,00, visando o reforço nas ações estratégicas de combate aos crimes cometidos nos rios e às comunidades ribeirinhas, além dos crimes ambientais. Em todo o Estado já foram entregues mais de 80 lanchas, além das blindadas, com motores de 350 HP, 150 HP e 60 HP, distribuídas para todas as regiões do Pará. 

O Pará é pioneiro, ainda, na criação das Bases Integradas Fluviais, instaladas em municípios estratégicos, a exemplo da Base “Antônio Lemos”, em Breves, e da Base “Candiru”, em Óbidos. Mais uma Base Fluvial já está sendo construída e será instalada em Abaetetuba, para integrar as ações fluviais de combate à criminalidade.

Todos os fortes investimentos, ações integradas, além da valorização e capacitação de agentes, têm contribuído para que o Pará seja destaque nacional quando o assunto é segurança pública e redução da criminalidade. Considerando o período de de janeiro de 2019 até setembro de 2024, o Estado já preservou mais de 9 mil vidas paraenses. 

Confira outros investimentos na segurança realizados pelo Governo do Estado em Belém: 

- O Governo ampliou o monitoramento, na capital, com aquisição de 18 totens de videomonitoramento, instalados em pontos estratégicos da cidade, para garantir maior cobertura visual das vias e ruas. 

- O Governo investiu também na aquisição de novas viaturas para reforçar as ações das forças de segurança.

- O Estado entregou novas unidades policiais, coletes balísticos, viatura, drone e rádios comunicadores para os órgãos de segurança do município.

- O Governo entregou uma quadra poliesportiva para o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar.

- O Corpo de Bombeiros ganhou Posto Avançado Móvel. 

- O Estado também entregou equipamentos de alta tecnologia e novos armamentos, para fortalecer as ações de segurança desenvolvidas pelas forças de segurança. 

- ⁠O Estado reforçou as ações do Grupamento Fluvial com a entrega de mais quatro lanchas blindadas desde o ano de 2020. 

Porta-voz: Governador do Pará, Helder Barbalho