HJB completa 13 anos de atendimento humanizado com índice de 97% de aprovação
Com a média de satisfação dos usuários de 97%, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, completa 13 anos de funcionamento, nesta quinta-feira (3), oferecendo atendimento de média e alta complexidade, de qualidade, seguro e humanizado à população que depende da assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No período de outubro de 2016 a agosto deste ano, a unidade – que integra a rede de saúde pública do Estado do Pará – contabilizou 351.024 consultas, 2.477.542 exames, 19.438 internações, 21.775 cirurgias e 14.235 curativos, totalizando 2.884.014 atendimentos em suas áreas de referência.
Programas de referência - Lançado em 10 de setembro de 2020 pelo Governo do Pará, o Programa "Obesidade Zero" chegou ao quarto ano de atividades com 1.650 cirurgias feitas, resultado do trabalho que garante o acesso gratuito à cirurgia bariátrica, pela técnica de vídeo, aos pacientes diagnosticados com a necessidade dessa intervenção.
Outro programa também criado pelo Governo do Pará em maio de 2022, o projeto Casulo é responsável pelo atendimento ambulatorial e hospitalar de pessoas transexuais no Pará. Atualmente, o projeto oferta consultas com especialistas e exames laboratoriais na Policlínica Metropolitana, em Belém, além de cirurgias plásticas realizadas no Hospital Jean Bitar.
Gestão de excelência - A unidade mantém a renovação do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Saúde (ONA), nível 2, com Acreditação Plena, um dos mais importantes indicadores de qualidade e segurança do setor da saúde no país. Agora a unidade caminha para alcançar o nível 3, Acreditação de Excelência, no final deste ano, quando a unidade passará por nova auditoria.
Gestão Sustentável - Há oito anos, o HJB recebe o certificado “Selo Ouro” por contribuir para a diminuição da emissão de Gases de Efeito Estufa, gerenciamento de resíduos, uso racional de água e energia, educação ambiental e busca por fornecedores igualmente preocupados com a preservação do meio ambiente.
A programação comemorativa, será realizada na Recepção do hospital, envolvendo colaboradores, usuários e seus acompanhantes, tornando o momento de integração e fortalecimento entre os públicos interno e externo.