ADEPARÁ apresenta ações de defesa agropecuária e produtos certificados no Chocolat Amazônia 2024
Rosa Cardoso (91) 99986-4652
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) participa com estande próprio da Feira Internacional do Chocolate e do Cacau - Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024, que ocorrerá no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 26 à 29 de setembro.
Com previsão de reunir mais de 800 produtores e público estimado de 120 mil visitantes, o evento é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau).
No estande da ADEPARÁ, o visitante vai poder conhecer o trabalho desenvolvido pela Agência nas regiões produtoras de cacau no Estado, que garante a sanidade dos cultivos, e as ações que vêm sendo executadas para evitar a entrada da Monilíase, doença do cacaueiro que é provocada pelo fungo Moniliophthora roreri, que ataca apenas os frutos de cacau e pode impactar a cacauicultura paraense, já que o Pará é o maior produtor de cacau do País.
Além disso, os visitantes vão descobrir uma série de produtos de origem animal e vegetal, registrados pela Agência de Defesa em diversas regiões do Estado, que estarão em exposição no estande.
Fórum da Cacauicultura - O combate à monilíase é um dos temas do Fórum da Cacauicultura que ocorre na sexta-feira, 27/09. Dividido em quatro painéis temáticos, o Fórum tem como tema "Sustentabilidade e Progresso da Cacauicultura na Amazônia" e vai contar com representantes da Sedap, Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), universidades, além de especialistas de outros países.
Na sexta, 27/09, às 11h20, a Agência de Defesa participa do Fórum da Cacauicultura com o painel “Medidas de Prevenção e Fiscalização” em que o diretor-geral da ADEPARÁ, Jamir Macedo, abordará as ações desenvolvidas para evitar a entrada da Monilíase do cacaueiro no território paraense.
No sábado, às 15h, a ADEPARÁ também participa da reunião ordinária da Câmara Setorial do Cacau, que vai discutir as ações de controle e prevenção da monilíase executadas pela Agência, a reestruturação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e o lançamento da cartilha “Teste Empírico de Fermentação”, também da CEPLAC.