Estado entrega novas obras no Hospital Ophir Loyola, em Belém
O governo do Pará vai entregar, nesta terça-feira (10), 16h, as obras da Unidade Administrativa Dr. Eugênio Soares, do Laboratório de Análises Clínicas e do Serviço de Radioterapia do Hospital Ophir Loyola, em Belém. Os espaços assistenciais passaram por reconstrução para a modernização da infraestrutura e instalação de novas tecnologias para o diagnóstico e tratamento do câncer e demais referências.
O Laboratório de Análises Clínicas oferece serviços de excelência com tecnologia de ponta. Para isso, utiliza equipamentos modernos e eficientes que permitem a realização de diversos exames, desde os mais simples até os mais complexos. Além disso, um robusto programa de Controle Interno de Qualidade garante precisão nos resultados.
O serviço opera 24h por dia em um ambiente renovado e confortável e processa cerca de 70 mil exames mensais. Adicionalmente, gasômetros instalados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Bloco Cirúrgico fornecem resultados em tempo real. Todo o processo é otimizado por um sistema de informação avançado, enquanto a equipe recebe treinamento contínuo, visando manter altos padrões de competência ética e técnica.
A antiga residência do vice-governador do Estado do Pará foi reconstruída para garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural. A obra completa do imóvel com mais de 100 anos incluiu a adequação às necessidades atuais de infraestrutura para instalação da Unidade Administrativa “Dr. Eugênio Soares”, em consonância com as legislações vigentes.
Também será entregue o Serviço de Radioterapia, que recebeu um novo tomossimulador modelo Go.Sim - Siemens (aparelho necessário para realizar as tomografias de planejamento dos pacientes que irão realizar Radioterapia) e dois aceleradores lineares de partículas modelo Halcyon - Varian, em substituição aos equipamentos que já tinham mais de 30 anos de uso. A capacidade aumentará de 80 para 230 atendimentos ao dia. Com a entrega, o serviço contará com três aceleradores lineares, uma braquiterapia e um tomossimulador.
O HOL será o único hospital do Brasil a ter dois modelos dos novos aceleradores e o 4º a instalar o modelo do novo tomossimulador. Os equipamentos fortalecerão a Rede de Atenção à Saúde dos Serviços de Alta Complexidade no Pará e o Hospital passará a realizar os tratamentos mais modernos existentes na atualidade. Após a inauguração do prédio, a equipe técnica da Radioterapia passará pelo Application - treinamento ofertado pela fabricante dos equipamentos- e, posteriormente, será solicitada a licença de operação à Comissão Nacional de Energia Nuclear- CNEN, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Porta-voz: governador Helder Barbalho