Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Estado lança Plano de Manejo Integrado do Parque Estadual da Serra das Andorinhas e APA Araguaia

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
23/07/2024 14h28
Abertura: 25/07/2024 11h00
Encerramento: 25/07/2024 12h00
Local: Sede da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (IDEFLOR-Bio)
Endereço: Av. Brasil, s/n, Beira Rio, São Geraldo do Araguaia / PA
Contatos: Igor Nascimento - (91) 98457-1221

Nesta quinta-feira, 25, às 11h, o governador do Pará, Helder Barbalho, realiza o lançamento do Plano de Manejo Integrado do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, em São Geraldo do Araguaia, região sudeste do Estado. Este será o primeiro de 5 documentos que devem ser entregues até 2025 e marca um passo significativo para a conservação e gestão sustentável dessas importantes áreas protegidas no Pará.

Sua elaboração representa um marco importante para o Estado, resultante do trabalho conjunto do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), da comunidade local e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). Esta revisão do Plano de Manejo de 2006 e a criação da primeira versão para a APA são essenciais para garantir a manutenção dos recursos naturais e culturais presentes nessas regiões.

Com a metodologia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Plano de Manejo valoriza o conhecimento local e a experiência das comunidades. Cientistas, educadores, gestores públicos, guias turísticos e moradores tradicionais contribuíram ativamente para a construção do documento, que se destaca pela ênfase na educação ambiental, turismo sustentável, pesquisa científica e bioeconomia.

Vale ressaltar que a localização estratégica das Unidades de Conservação, na transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, e sua rica biodiversidade, tornam a manutenção dessas áreas cruciais. Além disso, as UCs abrigam sítios arqueológicos de grande valor histórico e cultural, e uma das maiores concentrações de cavernas do Brasil, reforçando seu potencial para o ecoturismo e turismo científico.

Além disso, o Plano de Manejo Integrado será uma referência para a tomada de decisões na gestão das UCs, orientando ações de monitoramento, fiscalização e desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Esse documento é fundamental para equilibrar a preservação ambiental com o bem-estar das comunidades locais, promovendo uma verdadeira sustentabilidade.

Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho