Tripulação da Expedição Científica Voz dos Oceanos participa de coletiva de imprensa
Nesta segunda-feira (15), às 16h30, tripulantes da Expedição Científica Voz dos Oceanos concederão coletiva à imprensa, em Belém. A iniciativa, liderada pela Família Schürmann, percorreu 20 cidades do litoral brasileiro nos últimos dois meses para detectar a presença de microplásticos em organismos marinhos consumidos pela população, como ostras e mexilhões.
Estarão presentes as biólogas marinhas Marília Nagata e Jessyca Lopes; a oceanógrafa Katharina Grisotti e a jornalista Thamys Trindade, além dos líderes do projeto, Vilfredo e Heloísa Shürmann. Eles contarão detalhes da jornada, suas impressões e próximos passos para a conclusão da pesquisa que será apresentada na COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), em Belém, em novembro de 2025.
A passagem pelo Estado do Pará ocorre na primeira fase da expedição marítima, que só deverá ser concluída em 2025, após o retorno do veleiro sustentável Kat, que vai fazer mais uma volta ao mundo antes de retornar para Belém, na época da conferência climática.
Os organismos bivalves coletados serão enviados para análise aos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), que realiza um estudo inédito, coordenado pelo professor Alexander Turra. A pesquisa, quando finalizada, apresentará na COP 30 um diagnóstico sobre a presença de microplásticos nos animais marinhos, contribuindo com os esforços para reduzir a poluição dos mares e aumentar a segurança alimentar.
Em pouco mais de dois anos, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e microplástico em cerca de 100 destinos, em mais de 10 países das Américas do Sul, Central e do Norte, e da Oceania. Mas também encontrou em outros locais por onde passou até o momento centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos nos oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta.
Nessa primeira etapa, "Voz dos Oceanos" impactou mais de 62 milhões de pessoas via Instagram, mas de 48 milhões de espectadores por mês com as produções veiculadas pela Rede Globo e mais de 45 milhões de participantes de palestras e lives no Brasil e nos Estados Unidos. São mais de 30 ações já realizadas.
A iniciativa visa combater a poluição plástica nos oceanos. A bordo do veleiro sustentável SY Kat, a tripulação navega para mais de 65 destinos entre o Brasil e a Nova Zelândia, até novembro de 2023. A expedição busca aumentar a conscientização das pessoas sobre os riscos da poluição por plásticos e microplásticos, além de encontrar soluções inovadoras para proteger os mares.
Porta-vozes:
Biológas Marília Nagata e Jessyca Lopes
Oceanógrafa Katharina Grisotti
Jornalista Thamys Trindade
Líderes do Projeto Voz dos Oceanos, Vilfredo e Heloísa Shürmann.