Governo participa do plantio da muda de número 3 milhões de projeto em Mãe do Rio
O governador do Pará, Helder Barbalho, fará, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a plantação simbólica da muda de número 3 milhões de um projeto de remoção de carbono por reflorestamento localizado no município de Mãe do Rio, no nordeste do estado. O projeto, localizado na Fazenda Turmalina, está alinhado aos objetivos do Governo do Pará estabelecidos no Plano de Recuperação da Vegetação Nativa (PRVN), por meio do qual o Estado irá recuperar 5,65 milhões de hectares de terra até 2030, e no Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+), que está em plena construção em conjunto com os povos da floresta.
O PRVN, lançado pelo Governo do Pará na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) de Dubai, em 2023, tem como uma de suas ações prioritárias o fortalecimento dos negócios da restauração florestal, criando um ambiente favorável para o investimento privado.
O projeto em Mãe do Rio é desenvolvido pela empresa Mombak, startup de construção de créditos de remoção de carbono por reflorestamento. O evento, que contará também com a presença de autoridades do município, marca a conclusão do plantio da primeira fazenda de carbono da empresa na Amazônia.
A programação inclui a visita de autoridades às dependências do projeto, ocasião em que conhecerão todo o processo de plantio, os trabalhadores do projeto e a comunidade.
Um dos objetivos da empresa é reflorestar pastagens degradadas usando 100% de espécies de árvores nativas e biodiversas. Até 2035, a previsão é de que sejam removidos 20 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera por ano, mais do que todo o mercado atual de remoção de carbono.
Porta-voz: Helder Barbalho, governador do Pará.