II Sigema começa na próxima quinta-feira (6) com exposição de produtos e atrações culturais
A partir da próxima quinta-feira (6) até sábado (8), será realizado no Espaço Boulevard da Gastronomia e no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, o II Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas (II Sigema).
Representantes de 70 municípios de diferentes regiões de integração estarão reunidos para expor, divulgar e comercializar os produtos e serviços paraenses que já conquistaram e os que já iniciaram o processo para a obtenção da Indicação Geográfica (IG). A programação é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e conta com o apoio e parceria instituições públicas e privadas.
O II Sigema será uma oportunidade para a sociedade conhecer as Indicações Geográficas e Marcas Coletivas (IGs e MCs) do Estado do Pará e de outras regiões do Brasil e do mundo, bem como, troca de informações e aprofundamento dos conhecimentos acerca dessas importantes ferramentas de desenvolvimento territorial e de proteção dos saberes tradicionais das comunidades.
No Pará, a farinha de Bragança, o queijo do Marajó e a amêndoa de cacau de Tomé-Açu já conquistaram o reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é a instituição responsável pela concessão das IGs e MCs. Outros produtos como o açaí e o mel de São João de Pirabas estão entre os que já entraram com processo para o reconhecimento.
O público terá a oportunidade de conhecer, também, o waraná (guaraná nativo) e pão de waraná (bastão de guaraná), da Terra Indígena Andirá-Marau, localizada entre os estados do Pará e do Amazonas. Os produtos obtiveram o reconhecimento de IG pelo INPI em 2020. Trata-se da primeira IG da espécie Denominação de Origem (DO) no Brasil a ser utilizada por um povo indígena.
O evento será realizado em dois locais paralelamente. A venda e exposição e produtos, desfile de moda com os produtos artesanais regionais, cozinha show e atrações culturais ocorrerão no Boulevard da Gastronomia a partir das 17h. Já a parte de debates, apresentações de trabalhos técnico científico, mini-cursos, roda de conversa, reunião dos Fóruns Estaduais atuantes no Brasil e lançamento de livro ocorrerá dentro do Sesc Ver-o-Peso, localizado no Boulevard Castilhos França. Essas apresentações, que começam pela manhã, também poderão ser acompanhadas por meio virtual.
O II Sigema conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae) e do Point do Açaí. O evento conta, também com as parcerias das secretarias de estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Cultura (Secult), da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), e da Universidade da Amazônia (Unama).
Serviço- Toda a programação com os dias, horários e locais de cada atividade poderá ser conferida no endereço www.sedap.pa.gov.br. O acesso à programação é gratuito. Mas, para participar da programação acadêmica/científica é necessário fazer a inscrição no site da Sedap.