Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR celebra 6 anos de atividades com usuários e colaboradores

Por Ascom (Ascom)
30/05/2024 11h33
Abertura: 31/05/2024 09h00
Encerramento: 31/05/2024 12h00
Local: Auditório do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém
Endereço: Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000.    
Contatos: Ascom: Vera Rojas (983990599) / Tarcísio André (98166-7422)

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, completa seis anos de funcionamento, ininterrupto, nesta quinta-feira (30), e desde o dia 29, comemora a data com uma programação especial.

A comemoração segue a partir das 9h, desta sexta-feira (31), no Auditório do CIIR, com apresentação da Banda Arte e Cultura, concurso de dança e da fantasia mais criativa de super- herói. O evento é aberto aos públicos do Centro de Reabilitação.

Nestes últimos quatro anos de funcionamento, o Centro de Reabilitação compartilha com a população os avanços e a modernização da gestão centrada no cuidado da pessoa que, ao longo desses anos, alcançou mais de 1,4 milhão de atendimentos, distribuição de equipamentos e meios auxiliares para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual que culminaram em mais de 95% do índice de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados – Em seis anos, a equipe multiprofissional do CIIR realizou um total de 1.465.137, incluindo ambulatoriais, reabilitação, odontologia, exame, além da assistência na Oficina Ortopédica com entregas de aparelhos auditivos aos seus usuários, atingido assim, 95,57 % do índice de satisfação dos usuários.

Descentralização - Parte da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de  iniciativas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que criou, em 2020, a Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa).

O CIIR teve os serviços expandidos com a entrega do primeiro Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea) do Pará, em dezembro de 2020; também, com o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em outubro de 2023. Essa última unidade é o primeiro laboratório de formação profissional para o autismo no Brasil, formando o Complexo de Reabilitação do Estado: CIIR, Natea e Cetea.

Atendimento - Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Texto de Vera Rojas