Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estado acompanha apresentação dos resultados do 'Compromisso Nacional Criança Alfabetizada'

Por Governo do Pará (SECOM)
27/05/2024 22h45
Abertura: 28/05/2024 10h00
Encerramento: 28/05/2024 12h00
Local: Palácio do Planalto - Praça dos Três Poderes - Brasília/DF 
Endereço: Brasília/DF
Contatos: Leonardo Nunes (91) 99364-5215

O governador Helder Barbalho acompanhará, nesta terça-feira (28), a divulgação dos resultados da primeira avaliação censitária de alfabetização, que ocorrerá durante a reunião sobre o "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília. Participam do evento governadores, secretários e o ministro da Educação, Camilo Santana. 

O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado a partir do alinhamento nacional dos dados consolidados pelas avaliações aplicadas em 2023, nos estados. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado pelo MEC, em 2023, com o intuito de garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios.

O foco da política está em assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2° ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

O Compromisso teve adesão de 5.558 municípios e de todos os estados brasileiros, que receberam o investimento de mais de R$ 1 bilhão desde seu lançamento.

Dados - O Estado do Pará mais que dobrou o número de crianças leitoras. No início de 2023, apenas 21% dos estudantes que cursavam o 2° ano do Ensino Fundamental em escolas da rede pública estadual e municipal conseguiam ler fluentemente. Após um ano do Programa Alfabetiza Pará, o número já chegou a 47%. 

Avaliação de Fluência Leitora - Como parte das ações, o programa Alfabetiza Pará realiza a avaliação de fluência leitora e escrita nos municípios que já aderiram à iniciativa e distribui continuamente material didático às redes municipais que fazem parte do programa no Estado.

No ano passado, foram distribuídos 829 mil materiais didáticos para estudantes e docentes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental 1, sendo 788 mil materiais para os alunos e 41 mil para os docentes.

Porta-voz: Governador do Pará, Helder Barbalho.