Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran promove Campanha Maio Amarelo para conscientizar sobre riscos no trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
09/05/2024 13h50
Abertura: 10/05/2024 07h00
Encerramento: 10/05/2024 09h00
Local: Estacionamento da Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho)
Endereço: Avenida Augusto Montenegro, s/n
Contatos: Ascom Detran - Ronan Frias (91) 99116-3667

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) lançará, no próximo dia 10, a Campanha Maio Amarelo 2024. O movimento é nacional e ocorre em todo o país para chamar a atenção de toda a sociedade sobre os riscos de comportamentos imprudentes no trânsito.

Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a campanha deste ano quer estimular a sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público? Essa reflexão será o convite do Maio Amarelo em 2024.

Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro. No Pará, o Detran é um dos órgãos parceiros do Observatório na realização da campanha que terá como foco a redução de sinistros em todo o Estado, especialmente os acidentes que envolvem motociclistas.

A programação do Detran ocorre das 7h às 9h, com o pit stop educativo para motociclistas que, na oportunidade, serão abordados pelos agentes de educação com laços amarelos e adesivos com alertas de segurança. Durante o evento haverá simulação de acidente grave envolvendo carros e motos com a presença do Corpo de Bombeiros. O evento ocorre no estacionamento da Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) com a presença de órgãos federais, estaduais e municipais de trânsito. 

A campanha segue até o final do mês com palestras nas escolas e empresas e ações em vias públicas com o tema do capacete e outros fatores de risco, como ultrapassagem perigosa, excesso de velocidade, alcoolemia, cinto de segurança e uso do celular na direção.