Acará vai ganhar mais uma agroindústria artesanal de polpa de frutas registrada pela Adepará
O Governo do Estado por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) entrega nesta sexta-feira, 19, no município do Acará, na região de Integração do Tocantins, o certificado de registro para a segunda agroindústria de beneficiamento de polpa de frutas daquele município.
A cerimônia de entrega, com a presença do Governador Helder Barbalho, será realizada, às 09h, no Terminal Hidroviário, localizado na Rua Arthur Miranda, entre Martinho Vaz e Rua Praça da Bíblia, e vai contar com a participação do diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, da diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Lucionila Pimentel, e equipe da Gerência de Produtos Artesanais de Origem Vegetal, responsável pela concessão da autorização para o funcionamento da agroindústria artesanal.
De acordo com o gerente de Produtos Artesanais de Origem Vegetal, fiscal estadual agropecuário Nelson Leite, existem hoje 209 estabelecimentos autorizados a processar polpas de frutas registrados no Serviço Estadual de Inspeção Vegetal, que seguem as normas sanitárias de higiene e passam por inspeção regular da Adepará. Atualmente, o município do Acará conta com duas agroindústrias regulamentadas e uma em processo de regulamentação.
A política de implementação de agroindústrias artesanais desenvolvida pela Adepará é de fundamental importância, pois possibilita a inclusão de produtores rurais, principalmente o pequeno agricultor, que pode se reunir em cooperativas e associações e comercializar seus produtos, contribuindo para a geração de renda no campo e a ampliação de mercado para os produtos regionais artesanais.
A produção de polpas de frutas no Pará é de aproximadamente 1.550 toneladas por ano. A atividade é desenvolvida em 82 municípios paraenses e movimenta a economia de diversas regiões do Estado, fortalecendo o desenvolvimento regional.
Porta-voz: governador Helder Barbalho.