Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

No Marajó, Uepa entrega diplomas revalidados de médicos formados no exterior

Por Marília Jardim (UEPA)
02/03/2024 10h22
Abertura: 04/03/2024 11h00
Encerramento: 04/03/2024 13h00
Local: Campus XIX da Uepa em Salvaterra, no Marajó
Endereço: PA-154, km 28, Caju, Salvaterra.
Contatos: Carol Rocha (Secom) 91 98631-4973 / Ascom Uepa: (91) 98112-0744

Na próxima segunda-feira (4), haverá, em Salvaterra no Marajó, a cerimônia da entrega dos 56 diplomas revalidados dos médicos que participaram da etapa de Estudos Complementares, desenvolvida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) ao longo de 2023.

Em uma iniciativa inédita, a instituição promoveu os Estudos Complementares para os médicos que participaram do Processo de Revalidação de Diplomas de Medicina expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior e não alcançaram a nota mínima na primeira avaliação, realizada ao longo de 2022. Com a documentação, médicos estrangeiros ou brasileiros que estudaram fora do país vão poder exercer a profissão legalmente em todo o território nacional.

Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a iniciativa ofertou bolsas de estudos a 59 profissionais nesta etapa de preparação. Os médicos passaram um ano nos municípios de Breves, Portel, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista, Afuá, Bagre, Santa Cruz do Arari, Curralinho, Soure, Cachoeira do Arari, Anajás, Gurupá e Chaves, no Arquipélago do Marajó e, no início de fevereiro, fizeram novas provas teóricas e de habilidades e, com a nova nota, foram aprovados no processo desenvolvido pela universidade. 

Revalidação do diploma de Medicina

O diploma de Medicina de universidades estrangeiras deve ser revalidado no Brasil para o exercício da profissão em território nacional, segundo o Ministério da Educação (MEC). A revalidação só pode ser feita pelas universidades públicas brasileiras que tenham cursos reconhecidos no mesmo nível e área, ou equivalente. 

A Uepa realiza a revalidação e convalidação de diplomas, desde o ano de 2017, para diversos cursos de graduação e pós-graduação. Entretanto, ainda não havia incluído o curso de Medicina. Em função da pandemia de Covid-19, em 2020, e da necessidade de mais profissionais da área da saúde para atuação no Estado, a instituição optou por ampliar o quadro de médicos no Pará e incluiu o curso de Medicina. A participação da Uepa no processo de revalidação dos diplomas de Medicina se tornou mais uma ação que consolida a missão institucional, por meio do compromisso com a sociedade paraense em um momento de grande urgência.

Em maio de 2021, 40 médicos graduados fora do Brasil receberam os diplomas revalidados pela Uepa, após um processo iniciado em outubro de 2020. No ano seguinte, em maio de 2022, foi lançado um novo edital para a revalidação dos diplomas de profissionais formados em Medicina no exterior. Após as fases realizadas entre e maio e dezembro, 75 candidatos receberam a nova documentação em cerimônia realizada em Belém, no Teatro Gasômetro, com a presença do governador Helder Barbalho.

Neste momento, o processo de revalidação foi dividido em fases: Análise Documental e Pedagógica, Prova Teórica e Prova Prática de Habilidades Clínicas. Caso o candidato alcance, no mínimo, 50% do total de pontos da Prova de Múltipla Escolha, 50% do total de pontos na Prova Descritiva e 60% do total de pontos da Prova Prática de Habilidades Clínicas, terá alcançado a Equivalência Curricular e seu diploma revalidado pela Uepa.

Em janeiro de 2023, os candidatos realizaram a matrícula para a etapa dos Estudos Complementares. Nesta fase, os revalidandos tiveram um ano de aprendizados teóricos intercalados com as atividades práticas, com carga horária total de 1.760 horas, na área de Saúde da Família e Comunidade, durante o período de 12 meses, que encerrou no início deste ano.

Porta-Voz: Governador Helder Barbalho