Hemopa comemora Dia Internacional da Mulher com incentivo à doação de sangue feminina
O mês de março celebra o Dia Internacional da Mulher, no dia 8, e os olhares se voltam ao destaque da participação das mulheres em todas áreas, incluindo as pautas sociais fundamentais, como o voluntariado, por meio da doação de sangue, por exemplo. A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) terá uma programação especial, em alusão à data, com atrações musicais, serviços de estética, feira de empreendedorismo, sorteios e muita doação de sangue, nos dias 8 e 9 de março.
Para o Hemopa, a influência da mulher mobiliza e incentiva outras mulheres e a sociedade, como um todo, para o ato voluntário da doação de sangue. Cerca de 42% do total de voluntários cadastrados na instituição são mulheres.
Para doar sangue é preciso:
- Apresentar um documento de identidade oficial com foto (Ex.: RG, CPF, carteira de trabalho e passaporte);
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
- Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.
Serviço: Em Belém, a Fundação Hemopa funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 18h, na Travessa Padre Eutíquio, 2109, em Batista Campos.
Há coleta também nas unidades de coleta dos shoppings Metrópole (das 7h30 às 18h -segunda a sexta-feira, e das 7h30 às 17h - sábado) e no shopping Castanheira (das 7h30 às 18h - segunda a sábado - e das 8h às 15h - domingo).