CIIR promove evento alusivo ao Dia das Doenças Raras
Nesta quarta-feira (28), às 9h, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizará uma ação de educação em saúde para destacar o Dia Mundial das Doenças Raras, evento que reunirá profissionais e a comunidade assistida para um diálogo mais aberto sobre a temática.
Organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o setor do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), o evento será conduzido por Bruno Marinho, delegado da Federação de Doenças Raras Norte e Nordeste (Fedrann), que abordará como tema a “Importância da reabilitação nas doenças raras”. O facilitador é pai de um reabilitando do Centro portador de Doença Rara CNL2.
Diagnóstico - A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como doença rara aquela que afeta 65 pessoas a cada 100 mil habitantes e 80% dessas patologias são de causa genética.
Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.
Porta-voz: Marianne Viana, fisioterapeuta especialista em Neurofuncional adulto e pediátrico.