Hemopa lança campanha Carnaval 2024 com o tema 'No bloco Salva-Vidas, doar sangue é só alegria'
Castanhal - Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro: Saudade
Santarém – Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31, Aeropor
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) lança neste sábado (03), a campanha de doação de sangue alusiva ao período de carnaval “No Bloco Salva-Vidas, doar sangue é só alegria”. A programação segue até o dia 9 de fevereiro, com uma série de apresentações musicais, oficinas, caravanas solidárias, no hemocentro em Belém e nas oito unidades regionais da instituição.
Na campanha de carnaval de 2023 foram registrados 10.034 candidatos voluntários que compareceram em todas as unidades de coleta do Hemopa e 8.101 doações de sangue. Em 2024 a previsão é de haja um aumento de 15% em relação à campanha do ano anterior.
A iniciativa faz parte das ações estratégias para reforçar os estoques de sangue no Pará em três períodos pontuais e festivos do ano. A primeira é a campanha do Carnaval, a segunda é a campanha anual Junho Vermelho e Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) e a terceira e a do Dia Nacional do Doador de Sangue (24/11).
A campanha do Carnaval de 2024 ocorrerá antes do feriado prolongado, quando muitos aproveitam o período para viajar e os estoques precisam ser mantidos para atender à demanda hospitalar de todo o Estado.
Abertura
03/02 (sábado) – Grito de Carnaval para a Doação de Sangue – Associação Carnavalesca Império Jurunense e grupo de Fanfarra.
Lançamento da Campanha Doadres Futebol Clube
Para doar sangue é preciso:
-Apresentar um documento de identidade oficial com foto e assinatura (Ex.: RG, CPF, carteira de trabalho e passaporte);
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
- Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.
Porta-voz: Paulo Bezerra – presidente da Fundação Hemopa