Segup amplia divulgação do Disque Denúncia no Sudeste Paraense
Como forma de ampliar a participação da população na investigação de crimes e acesso aos canais de denúncia, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) vai realizar a ampliação da divulgação dos canais, em especial o Disque Denúncia 181, em duas cidades pólos do Sudeste Paraense, Marabá e Parauapebas, nos dias 28 e 29 de novembro.
O Disque Denúncia é um serviço do sistema de segurança pública, disponível para a população 24h por dia e sete dias da semana. Com objetivo de receber informações de fatos ou crimes que ocorreram ou que estão acontecendo, e principalmente, para aquele denunciante que tem receio de ser identificado, já que o sigilo é garantido.
As ações irão consistir em divulgação para os efetivos das polícias Civil e Militar nas duas cidades, assim como para a população, com orientações sobre o serviço, como funciona e de que forma a população pode utilizá-lo. Material gráfico contendo essas informações também será distribuído.
Tecnologias - Além de chamadas convencionais pelo número 181, a população pode acionar o serviço pelo Whatsapp (91) 98115-9181, onde a população dialoga com o sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, personificado por uma atendente virtual denominada Iara.
Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato. A caixa de diálogo ficará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.
Porta-voz: Diretor do Disque Denúncia, Delegado Christian Rocha