Fundação Carlos Gomes e Instituto promovem 39ª Edição do Festival de Música Brasileira
Praça do Povo da Fundação Cultural do Pará - Av. Gentil Bittencourt, n° 650 - Nazaré
Com o objetivo de fomentar a prática musical e valorizar as raízes culturais brasileiras, a Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes promoverão a 39ª Edição do Festival de Música Brasileira, de 6 a 11 de novembro, na sede da instituição e na Praça do Povo na Fundação Cultural do Pará, em Belém. Este ano, o músico homenageado será o compositor e pianista, ex-diretor do Instituto Carlos Gomes, João Bosco Castro, e também haverá a participação do compositor convidado, Dimitri Cervo.
O Festival tem uma programação repleta de apresentações musicais que envolvem a participação de alunos e professores do IECG, que poderão demonstrar o talento musical nos recitais ao longo da semana. Voltado para os alunos da instituição, músicos e comunidade em geral, o evento também contará com mesa redonda e encontro com músicos convidados.
Novidades desta 39ª Edição
Uma das novidades do evento é a ampliação da programação, que contará com recitais no período da manhã, possibilitando que mais alunos e professores da instituição possam realizar as suas apresentações musicais. Além disso, o evento também contará com um dia dedicado à música afro-brasileira, o que ocorrerá na quarta-feira (8), com a apresentação do Recital de Música Afro com tenor Thiago Costa e o pianista Daniel Vieira, Bakari Trio e da Turma de Música Popular, com a supervisão do professor da instituição, Robenare Marques.
Os participantes do evento também poderão conferir a mesa redonda sobre a temática com a participação de representantes da cultura afro-brasileira.
Músico homenageado
Este ano, o Festival de Música Brasileira presta homenagem o maestro João Bosco da Silva Castro, que foi pianista, compositor, regente, diretor do Instituto Estadual Carlos Gomes, além de ter sido responsável pelo Coral Ettore Bosio. João Bosco desenvolveu um papel importante dentro da história da música paraense com grandes composições como a Rapsódia Amazônica, que tem a letra de Márcio Guerra, apresentada em 1986 com a cantora Hortênsia Ohana, o Grupo Megason, o Madrigal e Conjunto Coreográfico da UFPA.
Convidado – O compositor Dimitri Cervo será o convidado especial da programação deste ano. Ele fará uma apresentação, no dia 10, a partir das 18h, na Sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes. Considerado um grande intérprete e regente de grandes orquestras, Cervo apresentará a sua obra “Toronubá”, tocando piano e será acompanhado pelo Grupo de Percussão, liderado pelo professor do IECG, Ricardo Aquino. Dimitri também interpretará a obra “Rapsódia Maracatu”, tocando piano, com a participação da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, regida pelo professor Pedro Messias.
A 39ª edição do Festival de Música Brasileira também terá a apresentação de cerca de 300 crianças e adolescentes atendidas no polos do Projeto Música e Cidadania, uma iniciativa da Fundação Carlos Gomes e Instituto Estadual Carlos Gomes.
Os alunos do projeto social realizarão a apresentação de canto coral, flauta doce e violão na Praça do Povo do Centur. Durante o encerramento da programação, no dia 11, a partir das 9h, o público poderá conferir o repertório especial dos alunos da iniciativa, que tocarão as músicas do Maestro Waldemar Henrique.
Confira a programação do Festival de Música Brasileira, em Belém
Segunda (06/11)
Alvorada - Coral de Trombones da FCG no Jardim do IECG
Hora: 10h
Local: Jardim do Instituto Estadual Carlos Gomes
Abertura do Festival
Hora: 10h30
Local: Sala Ettore Bosio
Mesa redonda “O Coral ETTORE BOSIO e João Bosco Castro”, com Rodrigo Ramos e Ana Maria Castro
Hora: 10h45
Local: Sala Ettore Bosio
Música Brasileira nos Jardins - Alunos e Professores do IECG
Hora: 17h
Local: Jardim do IECG
Recital Homenagem ao Maestro João Bosco Castro
Hora: 18h
Local: Sala Ettore Bosio do IECG
Terça (07/11)
Apresentação de Isis Lima (violão solo), Samuel Gonçalves (Violão solo) e José Pedro (flauta Doce / Rodolfo Santana (piano)
Hora: 10h
Local: Sala Ettore Bosio
Música Brasileira nos Jardins: Apresentação dos alunos e professores do IECG - Classe de Musicalização e Solfejo da professora Nandara Nascimento, alunos da classe de Teoria Básica e Preparatório da professora Edlena e grupo vocal de professores
Hora: 17h
Local: Jardim do IECG
O Som do Bacharelado
Hora:18h
Local: Sala Ettore Bosio
Quarta (08/11)
Apresentações: Thaissa Costa (piano), Gabriel Vito (violão) e Quarteto Grão Pará
Hora: 10h
Representantes da etnia Afro-brasileira
Mesa Redonda com a participação de representantes da etnia afro-brasileira
Hora: 17h
Local: Sala Ettore Bosio
Recital Música Afro: Duo Norte/Sur (Tiago Costa e Daniel Vieira-Zharbo), Bakari Trio e Turma de Música Popular
Hora: 18h
Local: Sala Ettore Bosio
Quinta-feira (09/11)
Música Brasileira nos Jardins com a participação de alunos e professores
Hora: 17h
Local: Jardim do IECG
Apresentação: Brenda Kelly Marques (piano), Thiago Araujo (piano), Marilia Pinto (piano), Rebeca Vieira da Silva (piano) e Kaio Amorim (piano), Ensemble de Clarinetes do Pará e Quarteto Grão Pará
Hora: 20h
Sexta-feira (10/11)
Encontro com músico convidado Dimitri Cervo
Hora: 17h
Local: Sala Ettore Bosio
Apresentação: Mauricio Gomes (violão solo), Mauricio Gomes / Antonio Cano (duo violões), Grupo Toccata Brasilis, Grupo de Percussão e Orquestra Sinfônica Carlos Gomes
Hora: 18h
Local: Sala Ettore Bosio
Sábado (11/11)
Concerto de Encerramento - Polos do Projeto Música e Cidadania
Polos Jardim das Oliveiras, Associação Filantrópica Icuí Solidário e Lar de Maria
Hora: 09h
Polos Emaús e Cristo Redentor
Hora: 10h30
Local: Praça do Povo - CENTUR