Sespa realiza ação do Projeto Rota da Inclusão em Santarém
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) realizará, em Santarém, mais uma ação do Projeto Rota da Inclusão.
O objetivo do projeto é descentralizar e regionalizar as ações da Cepa, garantindo acesso por meio de ações coletivas e integradas de atenção à saúde, educação e cidadania, que possam ser desenvolvidas em municípios que apresentem uma grande demanda de pessoas com autismo, conforme o Cadastro Único de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cadtea).
As ações também disponibilizam formações e orientações sobre a Rede de atendimento, condutas e abordagens e outros temas de relevância sobre autismo por meio de materiais didáticos e outras tecnologias de capacitação, além de entrega de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
A programação contará com capacitações sobre o transtorno do espectro autista para pessoas com autismo, seus familiares, profissionais de saúde, educação e assistência social do município de Santarém e região; entrega de Carteiras de Identificação da pessoa com Autismo, sendo Santarém (55), Belterra (05), Itaituba (09) e Oriximiná (60); apresentações culturais de pessoas com deficiência, recreação infantil, Feira do Empreendedorismo Inclusivo e cadastro de CIPTEA.
Pode ser entrevistada a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho.
PROGRAMAÇÃO
Dia 01/11
Local: Auditório de Ministério Público - Av. Mendonça Furtado, 3991, Liberdade, Santarém.
9h às 9h30 – Entrega de Cipteas, acolhimento e fala inicial – Dra. Nayara Barbalho
9h30 às 10h30 – Palestra “Políticas Públicas para o Autismo e NATEA Baixo Amazonas¨ – Dra. Nayara Barbalho.
10h30 às 11h30 – Palestra “Sinais precoces para o autismo”– Neyelle Lacerda
Local: Praça São Sebastião – Av. São Sebastião, Centro, Santarém
16h às 20h – Feira do Empreendedorismo Inclusivo, para a venda de confecções, sapatos, alimentos, plantas, artesanato e produtos educativos produzidos por pessoas autistas e seus familiares.